Insegurança, solidão e medo do futuro: como lidar com esses sentimentos na terceira idade?

Por mais que seja natural, o processo de envelhecimento não é tão simples. Tampouco o acúmulo de experiência é a garantia de estar imune a desafios ligados à saúde mental. É por isso que, nessa fase, não é incomum sentir medo do futuro, insegurança ou solidão.Saber lidar com tais emoções é fundamental para superar os desafios do envelhecimento e manter a qualidade de vida. Afinal, os cuidados com a saúde mental do idoso são tão importantes quanto a atenção dada à saúde física.Por isso, veja como encarar esses sentimentos e compreenda como lidar com a situação de maneira efetiva!

O que pode desencadear medo do futuro em idosos?

Existem muitas situações que podem desencadear sentimentos negativos e aflitivos na terceira idade. A sensação de solidão dos idosos, por exemplo, pode surgir devido ao distanciamento da família e pela falta de um convívio social mais intenso.Além disso, o medo do futuro pode decorrer tanto de questões financeiras quanto das preocupações sobre o agravamento das condições de saúde. Isso porque muitos idosos têm medo de serem hospitalizados ou institucionalizados, mesmo contra a vontade.A insegurança, por sua vez, costuma ser reforçada pelo comportamento da sociedade. Uma situação que colabora com o problema é a falta de acesso a espaços ou serviços, o que pode dificultar a vida do idoso.Também existe uma espécie de estigma em relação ao envelhecimento e a supervalorização da juventude. Esses fatores fazem com que as necessidades das pessoas mais velhas não sejam consideradas em sua totalidade.

Por que é importante lidar com tais sentimentos?

Ainda que a sensação de medo do futuro ou de solidão seja prevalente entre idosos, essa não é uma condição para ser normalizada. Afinal, a falta de saúde mental pode gerar impactos físicos e de bem-estar, afetando a saúde como um todo.Lidar com os sentimentos do tipo e com os gatilhos que os desencadeiam é fundamental para ter mais equilíbrio e afastar quadros como depressão e ansiedade. Assim, também é possível afastar sintomas como tristeza profunda, apatia, alterações de apetite e evitar outros impactos à saúde.Portanto, dar a devida importância para essas questões é indispensável para garantir qualidade de vida e, até mesmo, para favorecer a longevidade.

Como lidar com esse medo e outros sentimentos negativos?

Encarar o medo do futuro e outros sentimentos que não são positivos é crucial. Nesse momento, o apoio da família é importante para que o idoso se sinta querido e realmente parte do núcleo familiar. Portanto, é essencial focar em fortalecer o relacionamento.Também é necessário estimular o cultivo de amizades na terceira idade — desde os relacionamentos antigos até as novas aproximações. Nesse sentido, a participação em grupos de convívio social pode gerar diversos benefícios.Ademais, atividades terapêuticas podem ajudar proporcionando uma vida mais feliz. Afinal, elas são formas de ocupar a mente e evitar que os sentimentos ruins prevaleçam. Por fim, vale ressaltar que o suporte profissional se destaca entre os cuidados com a saúde mental de idosos.Além de profissionais como psicólogo e terapeuta, vale buscar o apoio de um fisioterapeuta. Melhorar a mobilidade, por exemplo, pode auxiliar na conquista da independência, interferindo positivamente nas sensações experimentadas nessa fase da vida.Agora você já sabe que insegurança, medo do futuro e solidão são alguns dos sentimentos comuns observados em idosos. Porém, com os devidos cuidados, é possível garantir mais saúde mental e qualidade de vida!Como você lida com essas situações com idosos? Quais são suas impressões e experiências sobre o tema? Compartilhe nos comentários!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *