Protocolo de prevenção de queda em idosos: o que podemos aprender com ele?

Em locais de assistência à saúde — como hospitais — existe um protocolo de prevenção de quedas em idosos. Ele reúne medidas que devem ser implementadas pelos profissionais de saúde, visto que os pacientes nessa situação estão fragilizados e em um ambiente desconhecido.Com isso, é preciso ter atenção para evitar quaisquer acidentes, que podem ter uma consequência grave. Além de acarretar fraturas, eles podem comprometer ainda mais o estado de saúde da pessoa hospitalizada.Por isso, entenda a seguir o que é o protocolo de prevenção de queda em idosos. Acompanhe também quais ensinamentos ele pode proporcionar para quem convive com uma pessoa da terceira idade!

O que é protocolo de prevenção de queda em idosos?

O protocolo de quedas em idosos é um documento para oferecer segurança ao indivíduo, que está ambientes de assistência, como hospitais. Isso porque a hospitalização pode ser um fator de risco para as quedas.Em especial, com pacientes com algum quadro de demência, como Alzheimer, ou com osteoporose — aumentando as chances de quedas e sua gravidade. Há, ainda, a questão de o paciente estar recebendo muitos medicamentos, o que pode levar a tonturas ou desmaios.

Como funciona o protocolo?

Você viu que o protocolo de prevenção de quedas em idosos é um conjunto de medidas para que o paciente fique seguro no ambiente hospitalar. Esse trabalho envolve uma equipe multidisciplinar e intervenções, considerando o risco para a queda.É preciso avaliar:
  • presença de condições específicas de saúde e doenças crônicas;
  • medicamentos que o paciente utiliza;
  • se o paciente é ou não obeso;
  • funcionalidade do idoso, como a capacidade de realização de atividades o dia a dia, quadros de fraqueza ou necessidade de andar com um dispositivo, como bengala ou andador;
  • alteração de visão, audição ou tato;
  • histórico anterior de quedas.
A partir disso, é possível adotar medidas, entre elas:
  • sinalização visível do risco para os profissionais de saúde (com pulseira ou no próprio leito);
  • agendamento dos procedimentos de higiene do paciente;
  • observação do calçado usado pelo paciente;
  • revisão da medicação prescrita;
  • educação de pacientes e familiares para a prevenção das quedas.
Além disso, o protocolo prevê a adoção de pisos antiderrapantes, além de móveis e iluminação adequados. Outra recomendação é deixar os corredores livres de qualquer objeto ou móveis que comprometam a circulação.

Qual a sua importância para quem convive com idosos?

O protocolo de prevenção de quedas mostra a importância de ter uma atenção integral ao idoso. Por isso, também traz lições para pessoas de fora do hospital, como familiares ou outros profissionais. Adaptar os espaços e observar os fatores de risco são ações fundamentais para prevenir acidentes.Neste artigo você viu como o protocolo de prevenção de quedas em idosos é importante nos espaços de assistência. Considerar as recomendações do documento pode trazer mais segurança para o idoso também dentro de casa.Além de pensar nos cuidados da hospitalização de pessoas idosas, é preciso ter atenção à desospitalização do paciente da terceira idade. Saiba mais neste conteúdo!Se quiser conferir mais artigos, é só seguir a Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *