5 Exercícios que podem ajudar a evitar as quedas em idosos

É comum que se associe a rotina de pessoas mais velhas com uma vida mais sedentária. Contudo, por conta do processo do envelhecimento, é necessário que os idosos realizem exercícios. Isso ajuda, por exemplo, a prevenir quedas.Além de evitar acidentes, a atividade física na terceira idade traz ganhos para a saúde física e mental. No entanto, quais exercícios são indicados? Para conferir mais informações sobre esse assunto, continue a leitura!Neste post, você entenderá a importância da atividade física na terceira idade e verá 5 exercícios que são recomendados para a prevenção de quedas em idosos.

Por que se exercitar na terceira idade?

Ao envelhecer, é natural que ocorra perda de massa óssea e muscular, o que causa limitações funcionais na pessoa. Isso pode dificultar que os idosos realizem atividades simples do dia a dia. Ademais, há redução de flexibilidade e de equilíbrio — causando as quedas.Para prevenir esse tipo de situação, é fundamental a realização de exercícios pelos idosos. Assim, eles ganham mais disposição e melhoram a resistência corporal, postura e mobilidade. Também há diminuição de quadros de dor e ganhos para a capacidade respiratória e cardiovascular.

Quais são os 5 exercícios para os idosos para prevenir as quedas?

Mas qual atividade física realizar para ter esses ganhos e evitar as quedas? Veja abaixo 5 alternativas!

1. Hidroginástica

Esse é um exercício de baixo impacto, que promove o fortalecimento ósseo e muscular. A hidroginástica traz ganhos, ainda, para a capacidade cardiorrespiratória. E é uma atividade que ajuda na socialização, pois é realizada em grupo.

2. Musculação

Há uma ideia de que a musculação é somente para pessoas mais jovens. Porém, os idosos têm benefícios com a prática — desde que o exercício seja adaptado. Ela ajuda a aumentar a massa muscular e a força, além de fortalecer os ossos e articulações.

3. Caminhada

A caminhada é um exercício bastante democrático, pois não exige equipamentos especiais. Quando feita com regularidade, ela melhora a disposição dos idosos. A prática também influencia positivamente a circulação sanguínea e o condicionamento físico.

4. Pilates

Nessa atividade física, o idoso pode melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Além disso, o pilates traz ganhos para os ossos e massa muscular.

5. Dança

Por último, se o idoso gostar de dançar, pode aproveitar esse exercício para prevenir as quedas. Além de promover a socialização, a dança trabalha diferentes grupos musculares. E melhora a flexibilidade e equilíbrio.

Quais precauções esse grupo deve tomar antes de realizar atividade física?

Apesar dos exercícios físicos serem recomendados para os idosos, é essencial tomar algumas precauções para que as atividades não causem lesões. A primeira delas é se consultar com um profissional para saber se o indivíduo está apto para realizar exercícios.Com a liberação, também é importante fazer as atividades com a supervisão de um profissional de educação física. O acompanhamento do fisioterapeuta também é fundamental. Outro ponto é respeitar os limites do corpo e hidratar-se durante a realização dos exercícios.As quedas são um problema comum na terceira idade, mas é possível prevenir esses acidentes com os 5 exercícios para os idosos. Há outras atividades, além das listadas, que também podem trazer benefícios, especialmente as esportivas.As atividades físicas podem ajudar a prevenir a depressão. Entenda mais sobre essa doença mental neste conteúdo do nosso site!Não perca outros artigos da Geridades: siga as nossas páginas no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *