Qual a importância da vacinação da gripe para os idosos?

À medida que o indivíduo envelhece, o seu sistema imunológico reduz a capacidade de combater vírus. Como resultado, o organismo fica mais suscetível a gripes — especialmente no inverno. Nesse cenário, a vacinação é um modo eficaz e seguro de proteger os idosos contra essas enfermidades.Isso acontece porque ela ajuda a melhorar a resposta imunológica do corpo. Dessa forma, a pessoa idosa pode evitar diversas complicações e, até mesmo, a morte causada por problemas no sistema respiratório. Assim, é possível viver uma vida mais longa e saudável.Quer saber mais sobre o assunto e entender a importância da vacinação da gripe para os idosos? Acompanhe!

Qual a importância da vacinação da gripe para idosos?

Acima, você viu que o corpo sofre alterações imunológicas com o avanço da idade. Então os anticorpos tendem a reduzir significativamente na velhice. Por essa razão, a população idosa está mais propensa a desenvolver gripes.Para evitar que a doença aconteça, é essencial se vacinar. Isso porque o imunizante estimula a criação de anticorpos para combater a influenza. Assim, a pessoa imunizada é capaz de se prevenir contra a doença mesmo ao ter contato com o vírus.Porém, é necessário ressaltar que as vacinas não bloqueiam completamente a ação do agente infeccioso. Mesmo assim, o idoso devidamente vacinado tem menos chance de evoluir para casos mais graves quando infectado.As vacinas também contribuem para diminuir a carga viral em circulação na sociedade. Como os idosos têm preferência na vacinação e representam boa parte da população, a vacinação ajuda a evitar a disseminação do vírus. Portanto, é essencial que tomem imunizantes.

Por que idosos não vacinados podem sofrer mais complicações de saúde?

Para entender a real importância da vacinação da gripe para idosos, é preciso saber por que eles podem sofrer mais complicações de saúde quando não estão imunizados contra a influenza. Nesse sentido, é necessário compreender como funciona o sistema imunológico.Quando um agente patológico invade o corpo, as células do sistema imunológico se preparam para defender o organismo contra o ataque. Mas, quando a pessoa não está vacinada, ela não tem defesa suficiente para combater a doença com eficácia.Com isso, o invasor se multiplica rapidamente, não dando tempo para que os anticorpos o destruam. Assim, quando um vírus invade o corpo de um idoso não imunizado, há mais riscos de que ele sofra complicações — e, em casos graves, há o risco de morte.

Todos os idosos podem se vacinar contra a gripe?

Como você pôde perceber, a vacinação é essencial para a prevenção, combate e controle de doenças perigosas, como a gripe. No entanto, não são todas as pessoas em idade avançada que devem receber uma dose de imunizante.Pessoas idosas que apresentaram reação alérgica severa quando se vacinaram anteriormente, por exemplo, não devem se imunizar. Então é ainda mais importante que os idosos aptos a tomar a vacina o façam. Afinal, a prática ajuda a proteger quem não pode tomá-la.

Quando e com que frequência os idosos devem se vacinar contra a gripe?

Agora que você sabe sobre a relevância da vacina da gripe e quem pode tomá-la, é preciso entender quando e com que frequência os idosos devem se vacinar. Sobre o tema, vale saber que o vírus influenza tem uma alta taxa de mutação durante o inverno.Ao contrário do que as pessoas acreditam, ele não se replica rapidamente por causa das temperaturas baixas. A explicação seria porque o ar mais frio resseca as mucosas do sistema respiratório, provocando alergias e infecções.Como as pessoas idosas tendem a ficar mais tempo em espaços sem ventilação nessa época do ano, a transmissão do vírus é mais rápida. Assim, elas ficam mais doentes no inverno. Então, para evitar essa situação, é essencial que os idosos se vacinem contra a gripe antes da chegada dessa estação.Isso porque o corpo precisa de um tempo para produzir os anticorpos que combaterão o vírus influenza, caso sejam expostos a ele. É por esse motivo que as campanhas de vacinação contra a gripe ocorrem antes da chegada do inverno.Elas são realizadas todos os anos, já que o vírus sofre mutações constantemente e gera novos subtipos. Para combatê-los, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está sempre desenvolvendo uma vacina mais eficaz — o que exige tomar a vacina da gripe anualmente.

Quais as outras vacinas recomendadas para os idosos?

Além da imunização contra a gripe, há outras vacinas recomendadas para os idosos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Trata-se de uma entidade científica que atua em parceria com diversos órgãos públicos na conscientização sobre a importância da vacinação.Segundo ela, as principais vacinas são:

Vacina herpes zóster

É recomendada para os idosos que já desenvolveram herpes zóster. Essa é uma infecção na medula espinhal provocada pelo mesmo vírus da catapora, que pode ser ativado após os 50 anos.

Vacina tríplice bacteriana

A vacina tríplice bacteriana atua contra três tipos de doença: difteria, tétano e coqueluche. Ela deve ser aplicada a cada 10 anos — sendo a primeira dose aos 15 anos. Caso o idoso pretenda viajar para países onde a poliomielite é um problema de saúde, a vacina é indispensável.

Vacinas hepatites A e B

A aplicação das vacinas das hepatites A e B não é obrigatória em idosos, pois a ocorrência dessas doenças é incomum nesses indivíduos. Porém, caso haja o surto de hepatite A ou B no país, a imunização é recomendada.

Vacina febre amarela

Todas as pessoas devem se vacinar contra a febre amarela antes de completarem 1 ano. Assim, somente os idosos que não foram vacinados devem tomar esse imunizante. Porém, é necessário ter autorização de um profissional de saúde para receber a dose.Você viu que a vacinação contra a gripe é fundamental para proteger os idosos do vírus influenza e de suas possíveis complicações. Por isso, esteja atento ao calendário de vacinas para cuidar da sua saúde e das pessoas que convivem com você.Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos entendam a importância da vacinação para os idosos!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!  

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *