Vacinação Covid-19 em idosos: entenda a importância desse cuidado!

A pandemia do novo coronavírus exige cuidados extras com a terceira idade. Como a COVID-19 é uma síndrome respiratória que pode se agravar em idosos, a atenção com a saúde se tornou indispensável. Felizmente, após meses de pesquisa, teve início a vacinação de idosos.Além de reconhecer a importância da vacina, é fundamental saber quais são cuidados necessários para aproveitar todos os efeitos positivos dela. Dessa maneira, é possível ter muito mais proteção e cuidado com a saúde.Por isso, descubra neste post por que a vacinação dos idosos contras COVID-19 é tão importante e entenda o que deve ser feito para cuidar de quem você ama!

Quando teve início a vacinação contra COVID-19 em idosos?

Após a liberação do uso emergencial de duas vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação teve início no Brasil. Em 17 de janeiro de 2021, uma profissional de saúde da linha de frente do combate ao vírus foi a primeira pessoa vacinada no país.Com a implementação do Programa Nacional de Imunização (PNI), ficou definida a divisão de grupos prioritários para recebimento das doses.Além dos profissionais de saúde e da população indígena, os idosos apareceram nas primeiras etapas por estarem no grupo de risco. Os primeiros a receber as doses foram os idosos que vivem em instituições de longa permanência.Em muitos estados brasileiros, houve um avanço para vacinar idosos fora de instituições. O mais comum é a divisão de grupos em idades, começando pelos mais velhos. Com a chegada de novas doses, as cidades passam a avançar e a diminuir progressivamente a faixa de idade da vacinação.

Como funciona a vacinação em idosos?

Desde o surgimento da doença, diversas fabricantes começaram a desenvolver vacinas para a COVID-19. Embora cada uma utilize um mecanismo específico para ativar a imunidade, o funcionamento da maior parte delas é bem parecido.A vacina é composta pelo chamados antígenos, que são partes do vírus sem poder de atuação. Assim que a dose é injetada, as células reconhecem a presença de um corpo estranho. Ainda que o vírus não seja capaz de levar à contaminação, as células de defesa do organismo começam a trabalhar.Isso gera uma resposta imune inicial, graças ao combate promovido pelos chamados leucócitos. Após um período de espera, que varia para cada tipo da vacina, ocorre a aplicação da segunda dose — exceto no caso das vacinas de dose única, que são menos comuns.Nesse momento, é ativado o mecanismo de memória de algumas células de defesa. Com isso, há um combate mais intenso do vírus inoculado. Assim, é como se fosse um exercício ou um treinamento, para que o corpo saiba como agir se entrar em contato com o vírus ativo.Apesar dos bons efeitos individuais, vale destacar que a vacinação é um pacto coletivo e depende da adesão de boa parte da população. Sem isso, o vírus ainda circula e pode contaminar outras pessoas.

Por que a vacinação de idosos é importante?

A vacinação é um cuidado com idosos que não pode ser deixado de lado. A vacina é o meio mais eficaz de proteger diversas doenças, desde uma gripe até a COVID-19 ou outras condições igualmente graves.Com a aplicação da vacina, é possível garantir uma resposta imunológica melhor para o corpo. Mesmo que ocorra a contaminação, considerando que a eficácia não costuma ser de 100%, os sintomas tendem a ser mais leves.Quanto à COVID-19, a vacinação em idosos é ainda mais importante. Sendo eles um dos grupos de risco, a vacina reduz o perigo de complicações no quadro. Além de diminuir os riscos de haver a contaminação, se a doença se manifestar é menos provável que leve à internação, por exemplo.Diante da possibilidade de desospitalização, já que o caso tende a não ser grave, também é possível evitar complicações, como infecções ligada ao ambiente hospitalar. Portanto, a vacina serve para proteger contra doenças específicas e evita efeitos secundários sobre a saúde dos idosos.

Quais são as principais orientações sobre as vacinas?

Depois de conhecer a importância da vacina, é preciso entender qual é o nível de cuidado com idosos que se deve ter mesmo após a vacinação. Afinal, apesar de receber a vacina ser um passo importante para cuidar da saúde, ainda é necessário ter atenção.Na pandemia, são dois os pontos principais: a necessidade de esperar que mais pessoas sejam vacinadas e o risco sobre as variantes. Há dúvidas sobre a eficiência da vacina sobre as novas cepas que possam surgir. Logo, diminuir a circulação do vírus é essencial para o bem-estar de todos.Portanto, veja quais são as orientações a respeito da vacina contra COVID-19!

Atenda às duas etapas de vacinação

Para as vacinas que são aplicadas em duas doses, a imunização só é confirmada depois da aplicação da segunda. Por isso, não basta que o idoso tome a primeira dose se a segunda não for aplicada corretamente.Além disso, é preciso respeitar o período para concluir a imunização. Após a segunda aplicação, o recomendado é aguardar 15 dias para que o corpo tenha a resposta completa que é esperada.

Mantenha o uso de máscaras e álcool gel

Mesmo que as pessoas da terceira idade já estejam vacinadas com as duas doses, é necessário manter as medidas de proteção. O uso de máscaras ajustadas ao rosto, a aplicação de álcool gel e a higienização constante das mãos são pontos essenciais.Isso é fundamental porque até quem estiver vacinado pode transmitir o vírus para outras pessoas. Em um momento em que a maior parte da população ainda não está vacinada, continua havendo grande circulação do coronavírus.Assim, o idoso pode transmitir a doença para alguém que ainda não se vacinou, por exemplo. Por isso, os cuidados permanecem.

Siga com distanciamento social e evite aglomerações

Um dos mais importantes cuidados com idosos na pandemia consiste em manter um distanciamento de 1,5 metro a 2 metros. Mesmo após a vacina, é necessário continuar a ter esse cuidado. Novamente, isso está relacionado à circulação do vírus.Também é importante impedir que ocorram aglomerações. O ideal é não participar de grandes reuniões, especialmente em locais fechados. Caso seja indispensável estar em contato com um número maior de pessoas, é melhor que isso aconteça ao ar livre.Graças à vacinação de idosos contra COVID-19, os mais velhos poderão se proteger do vírus e de suas possíveis complicações. Com a atenção adequada aos cuidados pós-vacina, é possível ajudar a cuidar de mais pessoas!Ainda tem alguma dúvida sobre o processo de imunização? Utilize o espaço dos comentários e deixe suas perguntas!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *