Com o passar dos anos, muitas pessoas passam a enfrentar problemas de locomoção e ficam com a mobilidade reduzida. Assim, nem sempre os idosos cadeirantes têm alguma deficiência, mas podem conviver com movimentos limitados.Independentemente do motivo do uso da cadeira de rodas, é essencial ter cuidados específicos nessa situação. Com eles, será possível garantir a qualidade de vida do idoso e o seu bem-estar, além de proteger melhor a saúde.A seguir, veja 4 cuidados que são importantes para oferecer a um idoso que utiliza a cadeira de rodas!

1. Escolha uma cadeira de rodas ideal para idosos

O primeiro passo também é o mais relevante e envolve acertar na escolha da cadeira de rodas. O equipamento deve ser fabricado com materiais de qualidade e contar com funcionalidades necessárias, como trava para os pés, apoio para os braços e rodas leves.Ainda é preciso pensar na dimensão e no conforto do assento, no suporte para as costas, na regulagem de altura dos componentes e na praticidade de movimentação. Se o idoso for se locomover sozinho, isso se torna mais relevante.Lembre-se da acessibilidade. Uma cadeira que possa ser movida mais facilmente por rampas, por exemplo, facilitará os deslocamentos.

2. Estimule a prática de exercícios físicos

As atividades para idosos cadeirantes são muito importantes e é possível pensar até mesmo na prática de esportes. Tudo começa com o incentivo para que o idoso se envolva com atividades do tipo, em vez de permanecer no sedentarismo.Mesmo que não seja viável levantar da cadeira, vale buscar exercícios para idosos cadeirantes que mexam com os membros superiores e ajudem a coluna, por exemplo. Dependendo do caso, também pode ser interessante procurar grupos de esportes para cadeirantes.

3. Invista no alongamento para idosos sentados

A prática de atividades não acontece apenas fora do local de moradia. Mesmo dentro do lar é possível investir na movimentação para quem usa a cadeira de rodas. Nesse caso, o melhor é realizar o alongamento para idosos.Quem for capaz de mexer as pernas e os pés pode executar atividades como esticar os joelhos até um ponto confortável e manter a posição por alguns segundos. Também há como realizar círculos com os pés e usar o apoio da própria cadeira para fortalecer a região inferior.Quanto aos membros superiores, é possível esticar os braços, mexer com a coluna e aliviar as tensões acumuladas nos ombros e no pescoço. Além de diminuir dores, o alongamento pode prevenir lesões.

4. Busque apoio na fisioterapia para idosos cadeirantes

Para garantir que os cuidados sejam totalmente profissionais, é interessante contar com o suporte de um fisioterapeuta. O profissional avaliará a condição do idoso, pensando em suas necessidades e possibilidades. A partir disso, conseguirá definir condutas terapêuticas adequadas.Dependendo do caso, adotam-se técnicas de fisioterapia como a hidroterapia ou a bioestimulação, entre outras. Ao somar isso à prática de atividades e de alongamento pode-se obter uma melhoria na mobilidade, ainda que dentro das limitações.Os idosos cadeirantes precisam de cuidados especiais para manter o corpo e a mente saudáveis. Com a cadeira certa, exercícios adequados e apoio da Fisioterapia, é possível melhorar a qualidade de vida!Se essas informações tiverem sido úteis para você, compartilhe este artigo em suas redes sociais!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *