Longevidade: como vivem os centenários no Brasil e no mundo?

A expectativa de vida tem aumentado ao longo dos anos, especialmente graças ao avanço dos tratamentos terapêuticos em diversas áreas. Porém, alguns idosos superam até mesmo as mais otimistas projeções — é o caso dos centenários.No Brasil e no mundo pode-se observar um aumento no número de pessoas com mais de 100 anos de idade. Porém, a superação dessa marca traz desafios específicos que merecem atenção extra.Por isso, entenda como vivem os idosos que alcançam esse grau de longevidade!

Como é o estilo de vida dos centenários?

No Brasil e no mundo, há características que parecem se repetir entre os centenários. Muitos ainda trabalham ou desempenham uma tarefa que faça com que eles se levantam pela manhã com um propósito.Para a população rural, significa cuidar da terra e dos animais, mas até os centenários das cidades buscam atividades que gerem motivação. Também existe uma combinação de hábitos saudáveis e que ocorrem de forma natural.A alimentação balanceada e com menos industrializados e a prática de atividades físicas estão entre os pontos em comum. No entanto, muitos fumaram por boa parte da vida e, mesmo assim, mantêm a longevidade saudável.Diversos centenários vivem em comunidade, com o apoio de amigos e familiares. Isso pode fazer toda a diferença para manter a saúde mental em dia.A verdade é que passar por essa fase tem suas vantagens, na maior parte dos casos. O acúmulo de experiência se reflete em histórias e ofícios, por exemplo. Além disso, a família tem a chance de aproveitar sua companhia por mais tempo.

Quais são os desafios encarados por idosos com mais de 100 anos?

Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que o processo de envelhecimento apresenta desafios consideráveis. Afinal, o corpo passa por transformações muito intensas e é necessário haver adaptação para as novas condições.Na terceira idade, há maiores riscos de desenvolvimento de doenças degenerativas, como Mal de Parkinson e Alzheimer. Quando essas doenças aparecem, os centenários encaram prejuízos à memória e à parte física.Por falar nisso, o envelhecimento também pode afetar a mobilidade e, em alguns casos, a independência. É um cenário que pode fazer com que os centenários do Brasil e do mundo precisem de atenção e cuidados constantes, o que afeta a família.

Como ajudar os centenários a terem mais qualidade de vida?

Apesar de serem mais fortes com o passar do tempo, os desafios podem ser superados. É possível ajudar um centenário a alcançar a longevidade saudável, o que melhora o cotidiano e a qualidade de vida.Uma alternativa é o estímulo aos hábitos saudáveis. Se houver condições físicas, incentivar o centenário a praticar dança sênior pode ser uma boa saída ao sedentarismo. A alimentação também deve considerar todas as necessidades nutricionais.Além disso, é importante estimular as relações interpessoais. Vale a pena incentivar a aproximação de amigos e também da família. A intenção é fazer com que o idoso se sinta amparado e parte de um círculo social.A atenção especializada é igualmente relevante. O apoio de profissionais que atuam no cuidado com o idoso auxilia a garantir que a saúde esteja em dia. Questões funcionais e de mobilidade, por exemplo, podem ser atenuadas com a fisioterapia gerontológica.O número de centenários do Brasil e do mundo é cada vez maior, mas também são grandes os desafios que eles enfrentam. Portanto, é fundamental colocar em prática nossas dicas para que haja mais qualidade de vida na fase!Quer seguir aprendendo? Confira 5 dicas para proteger e cuidar de idosos no dia a dia! Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *