11 Sinais que indicam que o idoso precisa de fisioterapia

Muitas vezes, pessoas com mais de 60 anos apresenta comportamentos que podem indicar a necessidade de realizar fisioterapia. Entretanto, para identificar esses sinais, é importante observar a saúde do idoso e encontrar os indícios que podem surgir no dia a dia.É especialmente importante ter cuidado com os indicativos que costumam ser sutis e que podem ser entendidos como processos normais do envelhecimento. Com a atenção necessária, fica mais fácil reconhecer que a pessoa 60+ necessita do acompanhamento de um fisioterapeuta.Quer saber quais são esses indícios? Neste artigo, você descobrirá 11 indicadores de que o idoso precisa de fisioterapia.Acompanhe!

Como a fisioterapia pode ajudar o idoso?

Primeiramente, é importante saber como a fisioterapia pode ajudar o idoso. Há pessoas que entendem que essa terapia é necessária somente na recuperação de lesões. No entanto, essa visão é muito limitada em relação ao que esse tratamento pode proporcionar à pessoa idosa.Na prática, o acompanhamento fisioterapêutico visa a promover a autonomia e manter as capacidades funcionais — especialmente entre o público com mais de 60 anos.Para isso, a fisioterapia trabalha no estímulo das partes motoras e respiratórias por meio de exercícios de:
  • flexibilidade;
  • força;
  • equilíbrio;
  • coordenação;
  • potência aeróbia.
Dessa maneira, o idoso pode obter melhorias em suas atividades diárias e reduzir os riscos de quedas e acidentes. Além disso, a fisioterapia ajuda no controle de doenças crônicas, como arteriosclerose e hipertensão.Ainda, o acompanhamento de um fisioterapeuta pode colaborar com a saúde mental. Isso ocorre porque, ao ter suas capacidades físicas preservadas, o idoso tem mais autoestima e menores chances de desenvolver problemas emocionais.Ademais, o convívio e o contato harmônico com outras pessoas, mesmo sendo o profissional de saúde, é benéfico para a vida social da pessoa idosa. Assim, a fisioterapia apresenta abordagem preventiva e de reabilitação, promovendo qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.

11 Sinais que indicam que o idoso precisa de fisioterapia

Como você viu, a fisioterapia trabalha diversos aspectos da saúde da pessoa 60+. Por isso, é importante saber quando procurar um fisioterapeuta.A seguir, confira 11 sinais para prestar atenção e avaliar quando o idoso pode se beneficiar do acompanhamento fisioterápico:
  1. cansaço ao realizar o mínimo de atividades, mesmo que sejam pequenas tarefas diárias, como ao tomar banho ou pentear os cabelos;
  2. dificuldade para levantar-se da cama ou da cadeira, por exemplo;
  3. necessidade de uso de bengalas, andador ou muletas;
  4. dificuldade para andar, com passos arrastados ou muito curtos;
  5. incontinência urinária ou frequência urinária aumentada — por exemplo, mais de oito vezes por dia;
  6. desequilíbrio ao realizar tarefas simples, como andar, levantar-se ou virar-se;
  7. insegurança e medo de cair ao caminhar;
  8. ocorrência frequente de quedas ou quase quedas;
  9. dores que limitam os movimentos e/ou incapacitam a realização de tarefas rotineiras;
  10. permanência acamada, capacidade reduzida de deslocamento por doenças ou outras condições;
  11. desejo de se manter ativo e melhorar a sua qualidade de vida e seu bem-estar.
Neste conteúdo, você conferiu 11 sinais de que o idoso precisa ou pode se beneficiar da fisioterapia. Se você identificar um ou mais desses indícios em pessoas próximas, é importante buscar ajuda profissional para uma avaliação do tratamento fisioterápico. Assim, será possível ajudar o idoso a ter mais qualidade de vida!Você consegue identificar alguns desses sinais em parentes ou conhecidos? Compartilhe suas experiências nos comentários!Além disso, siga as nossas publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *