Cuidadores de idosos: 9 sinais de alerta na terceira idade para se atentar

Os cuidadores de idosos são responsáveis por tarefas que garantem o bem-estar da pessoa da terceira idade, como as que envolvem alimentação, higiene e companhia. Além disso, os profissionais devem estar sempre em alerta para identificar alterações físicas ou comportamentais dos pacientes.Isso porque existem sinais que podem sugerir condições que precisam de tratamento para assegurar a saúde do idoso. Nesse sentido, vale lembrar que, quando os problemas são identificados precocemente e tratados, há mais chances de manter a qualidade de vida do idoso.Quer saber quais são esses indícios? Então continue a leitura e confira 9 sinais de alerta na terceira idade para se atentar!

1. Visão ruim

A qualidade da visão tende a ser prejudicada com o passar do tempo, sendo um processo natural do envelhecimento. Por isso, caso o idoso esteja enxergando mal, mesmo utilizando óculos, é o momento de buscar suporte médico.

2. Automedicação

A automedicação oferece riscos à integridade física de qualquer pessoa. Em grupos de indivíduos mais vulneráveis, como os idosos, essa prática é ainda mais preocupante. Portanto, preste atenção se o paciente ingere medicamentos sem prescrição e procure apoio médico, se necessário.

3. Dores nas articulações

As dores articulares também são condições que podem ser ocasionadas pelo envelhecimento. Em muitos casos, elas comprometem a qualidade de vida da pessoa, limitando os movimentos. Portanto, se o idoso se queixar desse problema, é um alerta para buscar auxílio especializado.

4. Alterações do sono

A falta de sono ou o excesso de sonolência são alterações comuns ao avanço da idade. Entretanto, é possível controlá-los com um estilo de vida saudável e o uso de medicamentos, se for o caso. Então vale se manter alerta para auxiliar o paciente na manutenção de hábitos saudáveis.

5. Incontinência urinária

Com o avanço da idade, pode haver uma deficiência no aparelho urinário, que gera a incontinência da urina, então os cuidadores de idosos precisam observar esse sinal. Quando tratada, essa situação pode ser controlada, recuperando a qualidade de vida e a autoestima da pessoa idosa.

6. Tristeza

A falta de interesse pela vida, o desânimo e o isolamento podem ser sintomas de depressão senil. Assim, é necessário investigar os sintomas para que o idoso tenha o tratamento adequado e possa recuperar o ânimo e o bem-estar psíquico.

7. Quedas constantes

As quedas constantes podem ser um sinal de um problema primário, como tonturas ou alterações musculares. Por esse motivo, elas também devem ser investigadas por um profissional de saúde, especialmente para evitar lesões e outros problemas.

8. Problemas de audição

Mais um sinal que pode indicar a necessidade de tratamento médico é a dificuldade para ouvir. Até um certo grau, ela é comum após os 60 anos. Contudo, se o idoso ouve televisão em som muito alto ou pede para repetir a conversa constantemente, pode ser necessário o acompanhamento médico.

9. Lapsos de memória

O esquecimento breve pode ser uma condição natural do envelhecimento. No entanto, se ele acontecer de forma progressiva e ocasionar dificuldades no dia a dia, também precisa ser investigado, pois pode indicar outras doenças.Nesta leitura, você descobriu os sinais que os cuidadores de idosos precisam observar durante as suas atividades. Desse modo, é possível prestar um serviço de maior qualidade e assegurar a qualidade de vida dos pacientes.Deixe um comentário se você tem alguma dica ou dúvida sobre o tema. Além disso, aproveite para seguir a Geridades nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *