Relacionamentos na terceira idade: como lidar com casamento, namoro e amizade?

Existem muitas dificuldades em lidar com a velhice. Entre elas, estão as tecnologias complexas, as novas gerações que pensam diferente e os impedimentos físicos que podem surgir. Ainda, esses fatores podem dificultar os relacionamentos na terceira idade.No entanto, manter relações — inclusive amorosas — não é privilégio dos mais jovens. Neste artigo, você entenderá a importância dos relacionamentos interpessoais e afetivos na terceira idade. Continue a leitura e confira!

Importância dos relacionamentos na terceira idade

Envelhecer não deve ser sinônimo de solidão. Interagir com outras pessoas é essencial para a saúde física e mental de qualquer indivíduo, independentemente da sua idade. Assim, embora a tendência seja de diminuir as relações sociais, elas ainda são importantes.O motivo é que as relações interpessoais influenciam diretamente na satisfação do idoso com sua vida pessoal. Isso leva a um maior bem-estar para todos os envolvidos no relacionamento. Além disso, o contato social com amigos, parceiros ou familiares agrega mais diversão e sorrisos na vida.Um idoso mais feliz e realizado tem menos problemas com sentimento de solidão, estresse, ansiedade e depressão. Portanto, esse é um assunto que precisa ser debatido.

Como lidar com essas relações?

Como você viu, conhecer pessoas novas, sentir-se querido e deixar a solidão de lado proporciona momentos de felicidade. Mas nem sempre o idoso sabe lidar com as mudanças que a idade traz e os novos relacionamentos.Como a relação interpessoal pode envolver tanto amizade quanto relacionamento amoroso na terceira idade, podem surgir dificuldades. Por exemplo, é comum que os idosos tenham receio de serem julgados por iniciarem um namoro ou casamento nessa fase da vida.Nesse cenário, é importante ressaltar que o amor na terceira idade acontece e precisa ser respeitado. Como passar por esse momento pode não ser fácil, é importante que o idoso converse com a família. Ele deve ter o direito de expor sua felicidade e garantir a realização do seu desejo.

Benefícios de se relacionar na terceira idade

Existem diversos benefícios que podem ser percebidos pelos idosos que se relacionam com outras pessoas. Confira as vantagens de ter um relacionamento na terceira idade:

Evita a solidão

Um relacionamento, seja ele amoroso ou não, permite que o idoso tenha com quem compartilhar seu dia, suas alegrias e seus desejos. Nessa fase, é comum que as pessoas fiquem mais isoladas, pois os familiares, muitas vezes, estão ocupados com trabalhos e estudos.As relações, então, surgem como alternativa — proporcionando companhia e momentos de interação, felicidade e companheirismo.

Evita o sedentarismo

Relações sociais podem estimular os idosos a aderirem às atividades físicas. Como eles passam a conhecer pessoas novas e se sentem acolhidos, podem ter mais ânimo e prazer pelos exercícios.Vale destacar que a prática regular de atividade física é fundamental nessa fase da vida. Isso porque aumenta a resistência a doenças, melhora o bem-estar físico, o condicionamento, a força muscular e a flexibilidade.

Melhora a autoestima

Um novo relacionamento amoroso melhora a autoestima do idoso, que se sente desejado e atraente. Além disso, embora ainda seja um tabu, a sexualidade entre idosos pode ser vivida de diferentes formas. Essa é uma maneira de expressão de carinho que pode fazer a diferença para uma rotina mais feliz.Agora você sabe a importância e como lidar com os relacionamentos na terceira idade. Lembre-se de que relações positivas tendem a trazer inúmeros benefícios e podem ajudar, inclusive, na saúde mental e física dos idosos.Se você gostou do conteúdo, aproveite para conhecer como vivem os centenários no Brasil e no mundo e siga as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *