Sexo na terceira idade: Reino Unido lança linda campanha para celebrar sexualidade entre idosos

O sexo na terceira idade, infelizmente, ainda é um tabu na sociedade. Para normalizar a questão e celebrar a sexualidade entre idosos, uma ONG (Organização não Governamental) britânica lançou uma campanha para enfrentar o estigma do assunto.Afinal, os idosos podem ter uma vida sexual ativa e não há motivos para se envergonhar. Além disso, o sexo promove diversos benefícios físicos e mentais. Logo, ainda que seja comum acontecer uma redução do interesse e do desempenho nas relações sexuais, não há nada que impeça a prática.Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça mais sobre a campanha e a importância de manter uma vida sexualmente ativa!

Campanha do Reino Unido sobre sexualidade entre idosos

Para desafiar um dos grandes tabus atuais e mostrar a importância da intimidade entre os idosos, a Relate, uma ONG do Reino Unido, desenvolveu uma campanha sobre o tema. Intitulado “Vamos falar sobre a alegria do sexo na terceira idade”, o projeto foi feito em parceria com a agência Ogilvy.Para representar a ideia, ele contou com imagens criadas por um dos mais conhecidos fotógrafos de moda britânicos, chamado Rankin. O profissional reuniu homens e mulheres maduros e com pouca roupa em fotos que representam a intimidade dos casais.O objetivo da campanha foi quebrar paradigmas e mostrar que sexo não tem idade. Ela também visa normalizar, naturalizar e inspirar pessoas a não reprimirem seus desejos sexuais.De acordo com Rankin, todos nós precisamos de intimidades, independentemente da fase da vida em que estamos. Portanto, as imagens mostram que o amor e a afeição não precisam mudar ou acabar quando envelhecemos.Vale saber que a Relate é uma ONG que aborda temas relacionados à saúde mental. A organização oferece ajuda para pessoas que passam por problemas de relacionamento amoroso na terceira idade.

Importância do sexo na terceira idade

O sexo, por si só, traz diversos benefícios para a saúde. No entanto, existem vantagens específicas quando a relação sexual é praticada na terceira idade. Inclusive, o tema é alvo de diversos estudos para entender mais as possibilidades existentes.Para começar, tanto o bem-estar físico quanto mental tendem a melhorar com a prática, ampliando a qualidade de vida dos idosos. Assim, a relação sexual na terceira idade pode aumentar a satisfação com a vida. Além disso, ela pode ser a chave do sucesso para o casamento.Em geral, casais que mantêm a frequência sexual tendem a ser mais felizes e ter uma visão mais positiva em relação ao matrimônio. O sexo também tende a melhorar a disposição e reduzir o estresse.Outra questão interessante é que a vida sexual pode melhorar a habilidade cognitiva dos idosos. Casais maduros que mantêm a intimidade tendem a apresentar melhor capacidade de percepção espacial, por exemplo.Assim, a relação sexual pode servir como uma espécie de exercício para o cérebro. Isso ajuda a mantê-lo em forma à medida que envelhecemos.

Namoro na terceira idade

Mesmo quem não tem um parceiro ou parceira pode aproveitar as vantagens. Isso porque também é possível se beneficiar do namoro na terceira idade, com a fase da descoberta e construção de um relacionamento.Considerando que essa etapa da vida pode ser acompanhada de muita solidão. Encontrar um companheiro é extremamente saudável e pode ser uma forma de ter outra visão em relação ao sexo.Entretanto, é importante lembrar que a sexualidade não se resume a um casal. É por esse motivo que uma das fotos retratadas pelo fotógrafo britânico Rankin também conta com a imagem de uma mulher sozinha e feliz.Mesmo na ausência de um par, é possível ter prazer de outras formas. Afinal, a identidade sexual não se estabelece apenas na presença do outro. Portanto, mesmo diante das limitações que costumam surgir na terceira idade, a satisfação ainda pode ser alcançada.

Cuidados ao praticar sexo na terceira idade

Assim como acontece na vida adulta, os idosos também precisam ter alguns cuidados ao praticar sexo. Por ser um assunto ainda pouco falado, muitas pessoas acreditam em mitos que podem prejudicar a experiência sexual.Confira algumas questões que devem ser consideradas antes de iniciar a atividade sexual:

Preservativos

Mesmo que o casal não possa ter filhos, isso não descarta o uso de preservativos. Eles são essenciais para evitar infecções sexualmente transmissíveis. Contrair alguma delas pode ser ainda mais delicado nessa fase da vida.Por isso, o cuidado com a saúde deve vir em primeiro lugar. Lembre-se de que o sistema imunológico de idosos não é tão forte, o que prejudica o tratamento e a recuperação da pessoa. Ademais, homens continuam sendo férteis e podem engravidar uma parceira que também seja.

Estimulantes sexuais

O uso de estimulantes sexuais deve ser feito apenas com prescrição de um médico. O principal motivo é que a combinação com outros medicamentos pode causar problemas. Além disso, doenças preexistentes costumam ser impeditivas para o uso do remédio.Mesmo com prescrição, esse tipo de medicamento pode ter efeitos colaterais, então é preciso ter atenção para que eles sejam identificados. Assim, o suporte de um profissional da saúde é essencial para que o uso dos estimulantes seja vantajoso e seguro.

Tempo de ereção

É importante saber que a relação sexual não será a mesma de quando se era mais jovem. O corpo muda e o desempenho tende a não ser como era antes. Ademais, alguns problemas de saúde também podem interferir no sexo.Tenha em mente, ainda, que o corpo idoso não consegue sustentar a ereção por muito tempo. Outra mudança ocorre na sensibilidade da região genital, que tende a reduzir. Contudo, ainda é possível aproveitar a experiência e se beneficiar dela.

Produtos eróticos

O mercado de produtos eróticos cresce a cada ano e busca atender as diferentes demandas do público. Assim, é possível encontrar acessórios e cosméticos desenvolvidos exclusivamente para idosos.O objetivo é manter o desejo sexual ativo e permitir que os idosos possam explorar mais a sua sexualidade. Em caso de dúvidas, vale consultar um profissional da saúde para identificar quais produtos podem ser utilizados com maior segurança.

Prazer sexual

Mesmo que ocorra a redução da libido, o prazer sexual permanece. Como a sensibilidade também tende a ser menor, é importante buscar novas formas de buscar satisfação. A vantagem é que, com o tempo, a tendência é que as pessoas conheçam melhor os seus corpos.Assim, elas conseguem praticar sexo com mais qualidade, ainda que tenham as limitações do próprio organismo.Como você viu, entender que o sexo na terceira idade é algo natural é importante para a vida das pessoas é o primeiro passo para quebrar esse tabu. Embora o organismo mude com o tempo, a vida sexual não precisa ser deixada de lado. Na verdade, ela pode ser bastante benéfica aos idosos!O que você achou da campanha e do tema desse post? Deixe seu comentário e siga as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *