Namoro na terceira idade: conheça os benefícios do romance nessa fase da vida!

Quando o assunto é saúde entre idosos, é comum que ela seja relacionada a aspectos como acompanhamento médico, alimentação, genética e exercícios físicos. No entanto, o namoro na terceira idade também é uma forma de manter o bem-estar do corpo e da mente.Afinal, para ter uma boa saúde, não se deve negligenciar a questão mental. Existem diversas doenças que podem surgir ou se agravar em decorrência da solidão e da fragilidade emocional. Nesse sentido, um romance traz diversos benefícios para os idosos.Além disso, em datas como 12 de junho — Dia dos Namorados — é comum refletir sobre o tema. Então que tal falar mais sobre romance? Continue a leitura e saiba mais sobre a importância do namoro na terceira idade!

Importância de ter um relacionamento afetivo na terceira idade

O amor é fundamental para o ser humano em qualquer fase da vida. Na terceira idade, ele é ainda mais importante para a qualidade de vida e manutenção da saúde mental. Afinal, um estado emocional abalado é capaz de desencadear problemas de saúde.Nessa fase da vida, a pessoa pode perder parte da sua independência e precisar de ajuda mais vezes do que gostaria. Ao mesmo tempo, é comum que apareça o sentimento de solidão devido às mudanças que aconteceram ao longo da vida ou a rotina vivenciada.Nesse cenário, o relacionamento amoroso pode ser uma forma de o idoso se sentir amado, querido e respeitado. Além disso, ele passa a ter uma pessoa para acompanhá-lo em sua rotina e que também receberá a sua ajuda, em uma troca constante.

Benefícios que o namoro pode trazer para pessoas idosas

Agora que você sabe a importância do amor na terceira idade para a qualidade de vida dos idosos, precisa conhecer os benefícios que o relacionamento pode trazer. Confira!

Melhora a autoestima

Quando o idoso se sente amado e desejado por outra pessoa, a autoestima dele melhora. Assim, é possível que eles criem uma rotina maior de autocuidado, beneficiando a sua saúde.

Combate a depressão

A depressão é um problema cada vez mais comum em idosos. Ao ter um relacionamento amoroso, eles sentem novas emoções e podem sentir mais ânimo no dia a dia. Com isso, as chances de desenvolver um quadro depressivo diminuem.

Aumenta a socialização

É comum que, com o avançar da idade, as pessoas se isolem mais. Essa é uma condição que pode ser causada, até mesmo, por limitações físicas. Nesse caso, a tendência é que, ao começar um namoro, o idoso retorne a uma rotina de passeios e maior convívio social.Ou seja, o relacionamento consegue estimular a socialização e preencher a rotina das pessoas idosas. Afinal, essa também é uma prática essencial para ter uma mente saudável.

Cresce o interesse por atividade física

Com mais ânimo e com companhia, o idoso tende a ter mais vontade de cuidar do corpo e manter uma rotina de atividades físicas. Isso é muito benéfico para garantir um envelhecimento ativo, que se reflete em maior qualidade de vida e na manutenção de uma boa saúde.Como você viu, existem diversos benefícios. Portanto, o relacionamento afetivo nessa fase da vida não precisa ser tratado como um tabu e costuma ser importante para a pessoa idosa. Então vale a pena se permitir viver um romance.Você já teve ou conhece alguém que teve um romance na terceira idade? Conte nos comentários! Aproveite para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *