Como a hidroginástica pode ser importante para a saúde dos idosos?

A hidroginástica pode ser uma modalidade interessante para idosos saírem do sedentarismo e terem uma vida mais saudável. Ela envolve exercícios aeróbicos e ginástica localizada dentro da piscina, o que diminui impactos dos exercícios.Assim, a hidroginástica proporciona diversos benefícios — que vão além do aspecto físico. É possível, por exemplo, prevenir doenças ou reduzir os efeitos delas. Também há uma redução do estresse e a possibilidade de aproveitar os efeitos de hormônios ligados ao bem-estar.Quer saber mais sobre a importância da hidroginástica para idosos e quais os benefícios proporcionados pela atividade? Então prossiga com a leitura!

Melhora o equilíbrio

Com o passar dos anos, é natural que a coordenação motora sofra impactos. Isso acontece devido ao envelhecimento e perda da elasticidade dos músculos e articulações. Nesse contexto, a hidroginástica para idosos pode ser uma aliada.Esse tipo de exercício contribui para o equilíbrio, pois envolve movimentos combinados dos braços e pernas. Portanto, após um tempo praticando-os, é possível notar uma melhora significativa no fortalecimento dos músculos e na coordenação motora.

Diminui o risco de depressão

Muitas vezes, a depressão na terceira idade é desencadeada devido à ausência de interações sociais e por um estilo de vida pouco ativo. A boa notícia é que a hidroginástica para idosos pode ajudar a reverter esse quadro.Como a atividade costuma ocorrer em grupos, ela favorece a socialização, construção de laços e a adoção de uma rotina mais saudável. Além disso, o exercício é divertido e uma ótima maneira de ocupar a mente.

Aumenta a flexibilidade

As atividades realizadas na hidroginástica para idosos conseguem trabalhar todos os músculos do ao mesmo tempo e de modo contínuo. Dessa forma, observa-se o aumento da flexibilidade, já que os ligamentos são beneficiados com esses tipos de movimentos.

Ajuda na respiração

Outro ganho expressivo proporcionado pela hidroginástica é a melhora na respiração. Ela é consequência do condicionamento cardiorrespiratório e auxilia na prevenção de doenças cardíacas, aumentando os níveis de oxigenação.

Melhora o sono

Após a aula de hidroginástica, é natural que haja cansaço físico. Dessa forma, o corpo precisa repousar e recarregar as energias. Portanto, fica mais fácil adormecer. Além disso, é possível observar uma melhora na qualidade do sono.Com o sono regulado, a tendência é que haja maior disposição para fazer as tarefas diárias ao despertar. Paralelamente, a autoestima e a sensação de bem-estar aumentam. Logo, idosos que sofrem de insônia também podem ser beneficiados pela hidroginástica.

Previne a osteoporose

A osteoporose é uma doença de grande ocorrência entre o público da terceira idade. Ela se caracteriza pela fragilização e desgaste dos tecidos ósseos. E as aulas de hidroginástica são indicadas na prevenção e tratamento dessa condição.Assim, é possível aumentar a resistência dos ossos e das articulações. Ademais, como a atividade acontece dentro da água e é orientada por um profissional, os movimentos são indolores e mais fáceis de serem realizados.Percebeu quantos ganhos é possível obter com a hidroginástica para idosos? Diante de tantos aspectos positivos, é inegável a importância dessa atividade física para a qualidade de vida e para a manutenção da saúde, especialmente nesse público.Quer descobrir outra atividade física realizada na água? Então não deixe de conhecer a hidroterapia e os seus efeitos!Aproveite também para seguir a Geridades nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *