Cuidador de idoso: o que faz, salário, carga horária? Saiba mais!

Quem pensa em atuar como cuidador de idoso pode se interessar em saber o salário dessa profissão. Afinal, trata-se de uma carreira cada vez mais relevante para a sociedade, especialmente ao considerar que o número de pessoas idosas tem aumentado em todo o mundo.Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica um envelhecimento constante e acelerado da população brasileira. A pesquisa mostra que 40,3% dos brasileiros serão idosos em 2100, o que aumenta o mercado para profissionais da área.Quer saber mais sobre essa carreira? Então continue a leitura e confira as funções, a carga horária de trabalho e o salário do cuidador de idosos!

Quais são as funções de um cuidador de idosos?

Antes de saber o salário de um cuidador de idoso, é preciso entender o que esse profissional faz. Como o nome indica, ele é responsável por auxiliar nos cuidados da pessoa idosa.O cuidador deverá acompanhar o paciente em toda a sua rotina, conforme as suas necessidades e o que for acordado com os contratantes. Normalmente, o profissional é contratado por uma família ou pelo próprio idoso, mas ele também pode trabalhar em asilos e casas de repouso.As principais funções desse profissional são:
  • preparar as refeições e dar suporte para uma alimentação adequada;
  • realizar atividades de monitoramento e vigilância;
  • cuidar de curativos e fazer a higiene da pessoa assistida;
  • auxiliar no momento de tomar medicamentos;
  • fazer companhia e ajudar no lazer da pessoa idosa;
  • acompanhar exames médicos;
  • estimular a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

Existe alguma formação necessária para se tornar um cuidador?

Após saber quais são as funções de um cuidador de idosos, vale entender que para trabalhar nesse ramo não é necessário ter um diploma específico. No entanto, existem cursos que ajudam o profissional a desenvolver conhecimentos sobre a velhice.A atenção com a formação profissional é fundamental porque, como você viu, o cuidador de idoso desempenha diversas funções. Muitas delas são delicadas e exigem bastante cuidado e sensibilidade por parte do profissional.Então, sem os conhecimentos necessários, o cuidador pode não oferecer a melhor experiência para o idoso assistido. Além disso, investir em profissionalização pode ajudar a aumentar o salário e conquistar mais oportunidades de trabalho.

Qual é o salário e carga horária do cuidador de idoso?

Agora você sabe quais são os requisitos para se tornar um cuidador de idosos. Mas, afinal, quanto esse profissional ganha? Quem cuida do público idoso recebe, em média, um salário de R$ 1.396,90 para atuar no mercado de trabalho brasileiro.Esse montante é equivalente a uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. O teto salarial é de R$ 2.128,18, mas pode haver variações conforme a cidade de atuação e a experiência do profissional.Neste artigo, você descobriu qual é o salário de um cuidador de idoso e quais funções ele deve desempenhar. Dessa forma, você pode analisar se a profissão está alinhada às suas expectativas e como agir para ganhar mais!Quer fazer um curso para se destacar na área? Confira as alternativas que a Geridades oferece!Aproveite também para seguir a Geridades nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *