Cuidados com idosos: por que redobrar a atenção no final do ano?

As quedas na vida do idoso podem ter diversas causas. Elas ocorrem, por exemplo, por algum tipo de indisposição temporária, bem como pela perda de força muscular, pelos impactos de doenças crônicas ou até pela falta de atenção com o ambiente.

Independentemente do motivo, as situações causam consequências que, muitas vezes, são severas ou até irreversíveis. Por isso, evitar quedas do tipo é essencial para manter a segurança e a qualidade de vida.

A seguir, confira quais são os 10 principais impactos da queda para idosos e entenda como evitá-la!

Quais são as principais consequências das quedas na vida do idoso?

Por menor e mais inofensivo que pareça, um acidente doméstico pode causar grandes impactos na vida do idoso. Isso se manifesta, principalmente, em prejuízos para a saúde e para o bem-estar. Alguns efeitos podem, até mesmo, ser definitivos.

Entre os principais impactos, podemos citar 10 quadros que merecem atenção:

  1. Lesões em membros inferiores (como o fêmur) e/ou superiores (como o pulso);
  2. Hematomas e cortes nas áreas impactadas;
  3. Dores ósseas e musculares após a queda;
  4. Necessidade de intervenção cirúrgica;
  5. Hospitalização prolongada para recuperação;
  6. Perda temporária ou definitiva de movimentos;
  7. Aumento do nível de dependência;
  8. Diminuição da qualidade de vida;
  9. Surgimento ou agravamento de doenças crônicas e/ou quadros agudos;
  10. Risco agravado de morte.

O que é a síndrome pós-queda em idosos?

As consequências das quedas na terceira idade não são apenas físicas. Um dos principais impactos psicológicos é conhecido como Síndrome Pós-Queda. Trata-se de um quadro em que o idoso passa a ter muito receio de andar e se movimentar, mesmo que não tenha algum problema.

A síndrome é causada pela apreensão de cair e se machucar novamente ou de forma mais grave. Então o idoso pode diminuir suas atividades, ficar mais sedentário e enfraquecer a musculatura. Assim, de fato, eleva o risco de queda.

Também não é incomum que, diante do medo, o idoso comece a se isolar socialmente. Outra consequência do quadro pode ser aumentar os riscos de depressão.

Qual é o papel da família e dos profissionais para evitar quedas?

Para evitar as diversas consequências da queda em idosos, a família e os profissionais gerontológicos devem se unir. Aos familiares, cabe auxiliar na reabilitação, tanto para garantir uma boa recuperação quanto para manter a autoconfiança.

Ainda é necessário adaptar a moradia do idoso para evitar outras ocorrências. Mesmo mudanças simples podem causar impactos positivos.

Os profissionais também trabalham com a recuperação e com a prevenção de acidentes. Um fisioterapeuta gerontológico, por exemplo, ajuda na recuperação funcional dos movimentos. Além disso, pode auxiliar no fortalecimento da musculatura, o que permite evitar quedas.

Dependendo das causas das quedas do idoso, é preciso buscar o apoio de outros especialistas. Com uma atenção completa à saúde na terceira idade, essas ocorrências se tornam menos frequentes.

Como você viu, as quedas afetam a vida, a saúde física e as condições psicológicas do idoso. Por isso, é importante contar com o suporte de profissionais gerontológicos e agir de forma preventiva para que elas não ocorram.

Já que estas informações podem mudar a qualidade de vida de pessoas idosas, compartilhe o post em suas redes sociais e marque os seus contatos!

 

Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *