Tratamento de câncer de mama: entenda o papel da fisioterapia nessa luta!

O tratamento de câncer de mama é realizado em conjunto com diversos profissionais. Além do médico oncologista e do radioterapeuta, fazem parte da equipe multidisciplinar o psicólogo, o nutricionista, o enfermeiro e o fisioterapeuta.Dessa maneira, é possível tratar a paciente em sua totalidade, trazendo maior conforto e bem-estar físico e emocional durante os procedimentos. Pensando nisso, você sabe qual é o papel do fisioterapeuta nesse processo?Continue a leitura e entenda como esse profissional pode contribuir para o tratamento de câncer de mama!

Como se dá o tratamento de câncer de mama?

O tratamento do câncer de mama varia conforme o estágio do tumor, presença de receptores hormonais, apresentação de metástase, estado de saúde e idade do paciente. Então, mesmo que duas mulheres tenham o mesmo diagnóstico, elas podem ser submetidas a procedimentos diferentes.No caso de mulheres idosas, também é considerado o impacto dos tratamentos na qualidade de vida da paciente. Afinal, o bem-estar do indivíduo é colocado como um ponto importante na abordagem contra o câncer.Nesse contexto, vale saber que os procedimentos para o tratamento do câncer de mama são divididos entre dois grupos: terapia local e sistêmica. No primeiro, encontra-se a cirurgia para remoção parcial ou total do tumor e a radioterapia, que é a emissão de radiações ionizantes para destruição das células do câncer.Já no segundo grupo está o tratamento medicamentoso, que podem ser utilizados por via oral ou na corrente sanguínea, circulando por todo o organismo para eliminar as células cancerosas. Nesse caso, as medicações podem ser de quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia.

O que ajuda a enfrentar esse momento?

Entendendo como funciona o tratamento de câncer de mama, é preciso saber como enfrentar esse desafio — que costuma ser bastante difícil para a maioria das pessoas. Afinal, receber o diagnóstico de câncer pode ser um processo doloroso.Além disso, os procedimentos podem causar reações desagradáveis, afetando o bem-estar físico e emocional do paciente. Por esse motivo, é necessário contar com o apoio da equipe multidisciplinar, que ajudará a mulher a ter qualidade de vida durante o tratamento, na medida do possível.

Qual é o papel da fisioterapia nessa jornada?

Como você viu, os profissionais de saúde apresentam papel central no bem-estar do paciente oncológico. Nesse sentido, vale a pena entender a responsabilidade do fisioterapeuta no tratamento do câncer de mama, especialmente em idosas.No caso da mulher que se submeteu à cirurgia para remoção do tumor e de parte da mama, é comum que ela sinta dores, principalmente na região axilar. Isso acontece porque o procedimento também inclui procedimentos nos vasos linfáticos para biópsia ou esvaziamento dos linfonodos.Consequentemente, pode haver dores causadas por lesões em nervos da região, fibrose e até linfedema, por exemplo. Além disso, ambas as condições geram dificuldades na movimentação do braço.Nesse momento, o fisioterapeuta pode auxiliar com exercícios específicos que podem reduzir a dor e o edema, que também é comum nos casos de esvaziamento de axila. O atendimento também ajuda a desenvolver a amplitude de movimentos, melhorando a qualidade de vida da paciente.Neste artigo, você compreendeu a importância e o papel do fisioterapeuta no tratamento de câncer de mama, especialmente em idosas. Assim, é possível se conscientizar de que a fisioterapia deve fazer parte do atendimento integral ao paciente oncológico.Se este post foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos para que mais pessoas entendam a relevância do fisioterapeuta no combate ao câncer de mama.Aproveite e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *