Câncer de mama na terceira idade: quais são os riscos?

No Brasil, o câncer relacionado à mama é o mais incidente entre as mulheres. Ele representa 29,7% de todos os cânceres estimados para esse público. Os dados são apontados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).Entre os fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver o câncer de mama está a idade. Isso se deve, principalmente, às alterações biológicas inevitáveis e ao acúmulo de exposição aos fatores de risco.Ao contrário do que muitos acreditam, apesar de ser menos agressivo em idosos, há diversos riscos ao desenvolver a doença nesse estágio da vida. Por isso, neste artigo, você entenderá mais sobre o câncer de mama na terceira idade e seus principais riscos e descobrirá como lidar melhor com o problema.Confira!

Por que o câncer de mama é mais frequente em mulheres mais velhas?

Diversos estudos apontam que o câncer de mama é raro antes dos 30 anos. Mas, a partir de então, a incidência aumenta progressivamente, especialmente depois dos 50 anos. Isso pode acontecer por diversos motivos, já que a doença não tem uma causa única.Uma das razões é o envelhecimento do organismo, que diminui a capacidade das células se recuperarem. Dessa forma, o corpo de uma idosa está mais sensível e suscetível às doenças — como o câncer de mama.Além disso, os hábitos que a pessoa adota ao longo da vida também influenciam o surgimento de comorbidades. Alguns exemplos de fatores de risco são: consumo excessivo de álcool, uso de contraceptivo, terapia de reposição hormonal pós-menopausa, obesidade e inatividade física.Há também os fatores relacionados à própria história reprodutiva da mulher. Por exemplo, menarca precoce, menopausa tardia, a primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter nenhum filho).

Quais as diferenças do câncer de mama entre mulheres jovens e idosas?

Como você viu, o câncer de mama ocorre com mais frequência na população idosa. Isso não significa que as pessoas mais jovens não podem desenvolvê-lo. Elas também estão suscetíveis a essa doença, mas em menor incidência.Entretanto, há outras diferenças do câncer de mama entre esses dois públicos. Normalmente, ele é consequência de uma predisposição genética hereditária em mulheres jovens. Enquanto isso, na terceira idade, está relacionado ao envelhecimento, aos hábitos e à história de cada uma.Além disso, é comum que as mulheres jovens tenham câncer mais agressivo. Portanto, elas necessitam de tratamentos mais complexos. Já em mulheres idosas, a doença e o tratamento costumam ser menos agressivos.

Quais são os riscos do câncer de mama na terceira idade?

Apesar de o tratamento do câncer de mama em pacientes idosos ser menos severo, é importante saber que há riscos relacionados à doença nessa fase da vida. Primeiro, ainda há uma ideia errônea de que a incidência de câncer relacionado à mama é menor na terceira idade.Em vista disso, muitas apenas buscam ajuda médica quando a doença já está em estágio avançado. Dessa forma, há o risco de precisarem de tratamento mais agressivo. Por ser um grupo fragilizado, isso pode ser problemático.Ademais, como as pessoas idosas normalmente necessitam de ajuda, dependerão de terceiros durante o tratamento. Essa demanda por auxílio poderá trazer dificuldades e também impactar o processo de cura.

Quais os cuidados necessários para prevenção do câncer de mama?

Após entender como essa doença afeta a população idosa, é o momento de saber quais são os cuidados necessários para prevenção do câncer de mama. Eles podem ser úteis não só na terceira idade, mas em todas as fases da vida.Como você viu, existem fatores de risco modificáveis que podem contribuir com o desenvolvimento desse tipo de câncer. Portanto, a prevenção se baseia em mudanças de hábitos negativos que favorecem o seu surgimento. Isso inclui a prática de exercícios físicos para a terceira idade.Além disso, é importante evitar o álcool e o cigarro e adotar uma alimentação mais saudável. Entretanto, mesmo que essas medidas sejam colocadas em prática, há um grupo de mulheres com predisposição ao câncer. Nesse caso, será necessário medidas adicionais, como a quimioprevenção.Embora esses cuidados estejam relacionados à prevenção, a adoção desses comportamentos ainda não é universal. Logo, a conscientização sobre o assunto é primordial. Por esse motivo, foi criado o Outubro Rosa — um mês dedicado às campanhas que fazem um alerta sobre a doença.

Como fazer a detecção precoce do câncer de mama na terceira idade?

Mesmo que você adote bons hábitos que ajudam a prevenir essa doença, é fundamental realizar exames. Isso favorece que o câncer de mama possa ser detectado o mais rápido possível. Logo, as chances de cura são maiores.Entre as estratégias de detecção precoce está o autoexame. A própria paciente pode tocar nas mamas para identificar possíveis sinais de câncer nessa região. Ao realizá-lo, é importante estar atento à presença de nódulos, sinais de edema e aumento progressivo do tamanho da mama.Além disso, outros sinais e sintomas que podem sugerir a presença do câncer de mama. Diante de qualquer suspeita, é fundamental procurar um médico especialista. Ele poderá solicitar exames mais completos para um diagnóstico definitivo, como mamografia e ultrassonografia da mama.Lembre-se, ainda, de que o problema também pode acometer o público masculino. Portanto, essa possibilidade não deve ser descartada entre os homens — e os mesmos cuidados devem ser adotados por eles.

Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama na terceira idade?

Infelizmente, nem sempre é possível evitar completamente o surgimento do câncer de mama. Então o melhor é buscar formas de lidar com o diagnóstico e o tratamento.Veja algumas dicas:

Busque se informar mais sobre a sua condição

Uma das melhores maneiras de enfrentar a doença é se informando melhor sobre ela. Afinal, esse conhecimento pode ajudar a dialogar com seu médico para juntos buscarem por estratégias mais eficientes. Entretanto, ao procurar informações, esteja atento à credibilidade das fontes.

Adote uma rotina de autocuidado

Reservar um tempo para cuidar de si mesmo também poderá ajudar a enfrentar melhor essa situação, pois pode deixar sua vida mais leve. Por exemplo, faça exercícios físicos, se alimente e durma bem, evite situações estressantes e esteja perto de pessoas que você ama.

Conte com o apoio de um fisioterapeuta

A fisioterapia é muito importante para ter uma boa recuperação físico-funcional e até mesmo prevenir complicações. Isso sem dúvidas afetará de forma positiva a qualidade de vida das pacientes com câncer de mama. Portanto, não deixe de considerar o apoio desse profissional.Neste artigo, você viu que o câncer de mama é mais comum entre mulheres, especialmente na terceira idade. Por isso, é importante manter hábitos saudáveis e adotar a prevenção. Dessa forma, serão maiores as chances de evitar a comorbidade ou lidar melhor com ela caso ocorra.Gostou do artigo? Continue aprendendo e confira nosso texto sobre Câncer de mama e Fisioterapia: entenda essa relação! E não perca as atualizações da Geridades: siga nosso perfil no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *