Saúde da mulher: entenda os benefícios da fisioterapia nesse processo!

Por abranger diferentes áreas de conhecimento, a fisioterapia pode ajudar na saúde da mulher de muitas maneiras — especialmente as idosas. Afinal, essa ciência atua no cuidado diante de problemas de saúde que tendem a surgir ao longo do tempo, trazendo excelentes resultados.Isso porque os fisioterapeutas utilizam técnicas específicas e contam com a tecnologia para proporcionar mais qualidade de vida às mulheres. Assim, sua atuação pode intervir de forma relevante na reabilitação e prevenção de doenças nas diferentes fases da vida.Quer saber mais? Continue a leitura para entender quais são os benefícios da fisioterapia na saúde da mulher e como esse atendimento pode melhorar sua qualidade de vida!

Melhoria da vida sexual

Algumas mulheres costumam sentir dores na relação sexual ou ter problemas para atingir o orgasmo, assim como podem ter dificuldade na lubrificação e libido. Assim, a fisioterapia auxilia no tratamento dessas disfunções que interferem na vida sexual e na qualidade de vida das mulheres.Os exercícios de fortalecimento da região pélvica são relevantes nesse contexto. Eles melhoram o controle da musculatura pélvica, treinam a percepção corporal e liberam hormônios de bem-estar. Isso reduz a dor na relação, o que aumenta o prazer.

Diminuição dos incômodos da incontinência urinária

A incontinência urinária consiste na perda inconsciente de urina. Ela pode ocorrer pela urgência de urinar e pelo esforço ao realizar alguma atividade. Essa situação causa grande incômodo — tanto físico quanto emocional.Ademais, a incontinência urinária tende a se apresentar mais em mulheres do que em homens. Ela atinge, em sua maior parte, mulheres com mais de 60 anos e interfere diretamente em sua qualidade de vida. E, apesar de muito comum, a doença ainda é vista com preconceito.Com isso, a fisioterapia intervém com o intuito de reduzir os desconfortos. O tratamento visa fortalecer o assoalho pélvico por meio de exercícios específicos para essa região. Ele também utiliza métodos como a eletroestimulação e o biofeedback, terapias comportamentais, cones vaginais, etc.Dessa maneira, a fisioterapia auxilia tanto na melhora física quanto na redução dos aspectos de ansiedade, depressão e estresse ocasionados pela incontinência.

Tratamento de prolapso genital

A fisioterapia pode favorecer, ainda, a saúde da mulher nas situações de prolapso genital. Mais conhecida como “bexiga caída”, ela decorre da fragilidade dos músculos do assoalho pélvico, mas pode acometer outros órgãos, como o útero.As mulheres com mais de 60 anos, que já tiveram filhos, são mais propensas a essa condição. A fisioterapia as auxilia por meio de exercícios perineais e de fortalecimento da musculatura na pelve. Assim, ela colabora na melhora da força muscular e reduz os sintomas do prolapso genital nas mulheres.

Reabilitação em casos de câncer ginecológico e de mama

O tratamento fisioterapêutico também é muito importante nas situações de câncer de mama e ginecológico. Os dois tipos são os que mais atingem as mulheres — e a fisioterapia auxilia no pós-operatório de ambas as doenças.No pós-operatório da mama, a fisioterapia melhora a recuperação, a liberação de líquidos, o movimento dos braços e a cicatrização. No caso do pós-ginecológico, ela melhora questões como a disfunção sexual. Assim, auxilia no resgate da autoestima em um momento tão delicado da vida da mulher.Agora você já sabe quais são os benefícios da fisioterapia na saúde da mulher. Como você viu, ela pode reabilitar doenças e proporcionar bem-estar físico e emocional. Então vale a pena ter suporte desse profissional para ter mais qualidade de vida.Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário ou dúvida sobre o assunto!Aproveite para seguir a Geridades nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *