Encontro de gerações: os benefícios da amizade entre idosos, crianças e adolescentes

O encontro de gerações é muito importante na vida das crianças, adolescentes e idosos. Afinal, ele proporciona uma troca de valores e experiências que podem trazer muitos benefícios para a saúde física e mental de todos.Esse assunto é válido, especialmente, pensando nos idosos. Isso porque nessa faixa etária existem desafios em relação ao envolvimento social e familiar — o que pode causar dificuldades, como isolamento e depressão.Quer entender como essa relação favorece o bem-estar de idosos, crianças e adolescentes? Então continue a leitura e confira os benefícios do encontro de gerações!

Melhora a qualidade de vida

A intergeracionalidade ou a convivência entre diferentes gerações favorece a melhora da cognição e do humor, fortalece os laços afetivos e rompe com preconceitos. Assim, ela promove qualidade de vida e estimula a formação de indivíduos mais tolerantes e respeitosos.A convivência em sociedade se torna ainda mais relevante com o envelhecimento. Nesse sentido, a amizade proporcionada pelo encontro de gerações torna a vida dessas pessoas idosas mais dinâmica e feliz. Isso eleva a autoestima e favorece a sensação de bem-estar. A socialização propicia a liberação de endorfinas, que promove a sensação de alegria. Com isso, outros benefícios sentidos são melhoria no sistema imunológico, relaxamento, diminuição das dores e dos quadros de estresse, depressão e ansiedade.

Desenvolve mais motivação

O encontro de gerações também colabora para uma maior motivação de todos, principalmente para as pessoas mais velhas. Essa convivência proporciona o distanciamento da solidão, ao ter a oportunidade de fazer amigos e tê-los por perto.Ademais, os relacionamentos despertam o interesse por realizar novas atividades. Isso proporciona mais prazer no dia a dia e melhora a autoestima. Os mais jovens estimulam a cognição dos idosos, eles se sentem mais úteis e valorizados ao transmitir os seus ensinamentos aos menores.

Proporciona aprendizagem mútua

O convívio entre as diferentes gerações beneficia a formação de valores que se estendem para todos. As crianças e adolescentes, por exemplo, passam a entender o envelhecimento como uma parte natural da vida, pois estão cercados por pessoas mais idosas.Isso os faz compreender os eventuais problemas e limitações dessa fase da vida e aprendem a ter mais empatia, paciência e respeito. Além disso, a relação entre crianças, adolescentes e idosos incentiva a formação de laços afetivos mais fortes entre as pessoas.No caso dos idosos, há diversas aprendizagens que surgem na relação com as novas gerações. No aspecto psicológico, o encontro favorece a troca de conhecimentos e incentiva o resgate de memórias.

Favorece a saúde física e mental

Como você viu, as interações com crianças e adolescentes levam os idosos a executar as mais diferentes tarefas. O resultado dessa troca contribui positivamente para a sua saúde física e mental. Por isso, é interessante incentivar atividades que envolvam essa convivência.Diante dos outros benefícios que você viu aqui, o contato humano proporciona alegria, fortalece o organismo e estimula a memória. Assim, ele pode ajudar a diminuir o aparecimento de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Agora você já sabe quais são os benefícios proporcionados pelo encontro de gerações. Essa amizade proporciona aprendizagem mútua, motiva e favorece a saúde física e mental. Logo, ela melhora a qualidade de vida dessas gerações!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!Aproveite para seguir os perfis da Geridades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *