Incontinência urinária em idosos: quais as causas e como tratar?

A incontinência urinária é um problema que pode surgir em qualquer idade, porém, é mais comum entre os idosos. Ela é ocasionada por diversos fatores — que podem ser naturais ou estarem relacionados a eventos da vida. 

Desse modo, é importante conhecer mais sobre a dificuldade de controle da urina. Afinal, existem maneiras de preveni-la ou de atenuar os seus desconfortos. Assim, é possível evitar o agravamento do problema e manter a qualidade de vida.

Quer saber mais sobre a incontinência urinária em idosos? Continue a leitura para conferir!

O que é a incontinência urinária?

A incontinência urinária é um distúrbio caracterizado pela perda involuntária de urina pela uretra. Trata-se de um problema mais comum em mulheres, especialmente a partir dos 50 anos. Mas ela também pode acometer pessoas mais jovens ou do sexo masculino.

Existem quatro tipos principais de incontinência urinária entre idosos:

·       de esforço — a perda da urina acontece quando a pessoa realiza atividades que forcem a região abdominal, como tossir, rir, caminhar etc.;

·       por urgência — a bexiga se contrai involuntariamente e provoca a perda da urina;

·       mista — caracteriza-se pela incontinência urinária de esforço e por urgência, simultaneamente;

·       funcional — ocorre quando problemas não relacionados ao sistema urinário diminuem a consciência da necessidade de urinar.

Quais as causas da incontinência urinária?

Como foi possível aprender, existem diferentes tipos de incontinência urinária e ela pode acometer pessoas de ambos os sexos e em qualquer fase da vida. Desse modo, as causas também são variadas.

Algumas situações que podem levar ao surgimento do problema são:

·       enfraquecimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;

·       gravidez e parto;

·       tumores;

·       compressão da bexiga;

·       obesidade;

·       distúrbios que geram pressão abdominal, como a tosse crônica dos fumantes ou quadros pulmonares obstrutivos;

·       bexiga hiperativa;

·       problemas em procedimentos cirúrgicos.

Como prevenir a incontinência urinária?

Como você viu, além de causas naturais, também existem eventos que podem ocasionar a perda involuntária de urina pela uretra. Assim, é possível adotar cuidados ao longo da vida para prevenir o problema ou atenuar os efeitos.

Para isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis. Eles incluem praticar atividades físicas regulares, evitar o cigarro e manter o controle do peso.  Além disso, realizar exercícios de fisioterapia para fortalecer o assoalho pélvico é uma forma de prevenir a incontinência e auxiliar no tratamento.

Como a incontinência urinária é tratada?

O tratamento mais adequado para a incontinência urinária depende do seu tipo. No caso da incontinência por esforço, em casos mais leves é possível realizar o tratamento com exercícios de fortalecimento da musculatura.

Mas problemas moderados e graves requerem intervenção cirúrgica. Já a incontinência de urgência pode ser tratada com medicamentos e acompanhamento fisioterápico. Por sua vez, a incontinência funcional demanda uma investigação das causas que levaram à dificuldade.

Agora que você já sabe mais sobre a incontinência urinária em idosos, pode adotar os cuidados para prevenir ou atenuar o problema. No entanto, é sempre importante consultar um profissional em caso de suspeita da doença para ter o acompanhamento adequado.

Profissionais de saúde ajudam a lidar com diversos desafios da terceira idade. Veja qual é o papel da fisioterapia na autoestima do idoso!

 

Nos siga também em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *