Home care: o que é fisioterapia domiciliar e como ela funciona?

A realização de sessões de fisioterapia ajuda pacientes de diferentes idades e em condições de saúde distintas. Porém, nem todos podem ou desejam se deslocar até um hospital ou clínica para cumprir as sessões indicadas. Em casos assim, a fisioterapia domiciliar pode auxiliar.

Esse é um serviço personalizado que oferece vantagens tanto para o profissional quanto para o paciente. Logo, é importante conhecer como a fisioterapia domiciliar funciona e para que serve esse tipo de atendimento.

Na sequência, conheça a fisioterapia domiciliar e veja como ela pode ajudar no cuidado com o paciente!

O que é a fisioterapia domiciliar?

A fisioterapia domiciliar ou home care consiste em um serviço prestado pelo fisioterapeuta de maneira exclusiva e personalizada para os pacientes em suas residências. Em vez de o atendimento ocorrer no hospital ou em uma clínica de fisioterapia, os procedimentos são realizados em casa.

Esse serviço especializado de atendimento de saúde é voltado tanto para os pacientes com dificuldades de locomoção quanto para aqueles que buscam mais personalização e conveniência, como você verá.

Também é importante saber que tal modalidade de fisioterapia é especialmente utilizada no caso de pessoas na terceira idade — que costumam precisar dessa atenção. Porém, ela pode ser indicada para pacientes com diferentes idades e condições.

Como funciona a fisioterapia domiciliar?

Agora que você conhece o conceito, vale entender como funciona esse tipo de fisioterapia. A princípio, é feita uma avaliação física do paciente para compreender quais são as necessidades e as limitações em relação aos movimentos e à saúde em geral.

Ainda, é comum que haja uma análise do ambiente domiciliar. Considerar as características da casa do paciente ajuda a compreender quais são os cuidados fisioterapêuticos que podem ser mais indicados em cada situação.

A partir disso, o profissional se dedica à criação de um plano de assistência domiciliar. Como fisioterapeuta, é possível definir tanto as práticas quanto o uso de órteses e equipamentos, caso seja aplicável.

O plano pode ter um número específico de sessões ou pode ser estendido, com um foco contínuo para promoção de cuidados recorrentes. O atendimento acontece na casa do paciente nos horários acordados e a frequência varia de acordo com as necessidades identificadas.

Quais são os principais objetivos da fisioterapia domiciliar?

Após compreender o funcionamento da fisioterapia home care, vale a pena entender quais são os objetivos dessa abordagem. Uma das metas pode ser recuperar ou restabelecer movimentos do paciente que apresenta mobilidade comprometida.

Pode ser o caso de um paciente em processo de desospitalização e que precisa se recuperar depois de um período prolongado de internação ou de uma cirurgia, por exemplo.

Também é possível utilizar as diferentes áreas da fisioterapia para ajudar pacientes comprometidos por doenças crônicas, como a diabetes, a neuropatia, os distúrbios osteomusculares e outras questões.

Outro objetivo da fisioterapia domiciliar envolve a prevenção de problemas relacionados ao movimento e à saúde física.

Ao realizar exercícios de fortalecimento e mobilidade, é possível diminuir os riscos de o paciente ficar incapacitado devido à progressão de um quadro, por exemplo. Para os pacientes idosos, isso é ainda mais importante, já que o avanço da idade pode afetar as capacidades físicas.

Em ambos os cenários, a fisioterapia domiciliar também pode ter como objetivo apoiar a família ou os cuidadores na atenção ao paciente. Mediante a avaliação profissional, os responsáveis pelo apoio à pessoa sabem como incentivar o tratamento ou quais cuidados devem ter.

Quais os benefícios desse atendimento personalizado?

Além das características gerais da fisioterapia home care, é interessante saber qual é a importância do atendimento em casa e de modo personalizado.

A seguir, veja quais são as principais vantagens de adotar a fisioterapia domiciliar!

Mais praticidade e conforto para os pacientes

Um dos maiores benefícios dessa forma de atendimento é o conforto oferecido ao paciente que realizará as sessões de fisioterapia. Afinal, não é preciso se deslocar — o que, em muitas situações, nem é possível.

Além disso, há maior adaptação aos horários do próprio paciente, garantindo que as sessões façam sentido para a rotina de cada pessoa. Como consequência, a fisioterapia domiciliar é uma escolha mais prática para o paciente e para a família.

Maior envolvimento de cuidadores ou familiares

Outro ponto positivo da fisioterapia domiciliar é o aumento da integração por parte da família ou dos cuidadores. Ao realizar a sessão em casa, as pessoas se envolvem com as práticas e podem replicar algumas delas de forma autônoma, com a orientação certa.

O paciente também pode ficar mais motivado por ter pessoas do seu convívio ao longo das sessões. Como consequência, a aderência ao tratamento pode se intensificar.

Aproximação entre fisioterapeuta e paciente

Com a fisioterapia home care, também é possível aproximar o contato entre o fisioterapeuta e o paciente. Considerando que tudo é feito em domicílio, há como prestar um atendimento ainda mais personalizado e sem as interferências que podem ocorrer em um espaço compartilhado.

Em certos casos, isso ajuda a aumentar a confiança do paciente no profissional — o que pode favorecer os resultados do tratamento.

Diminuição dos riscos de quedas

No caso dos pacientes idosos, o avanço da idade eleva os riscos de ocorrerem quedas. Consequentemente, os riscos de lesões e de hospitalizações decorrentes desses quadros também aumentam.

A partir da fisioterapia domiciliar, é possível melhorar a coordenação motora, favorecer o equilíbrio e mesmo reduzir os riscos de queda nos cômodos. Desse modo, os problemas podem se tornar menos frequentes.

Aumento da independência

Um paciente com dificuldades de mobilidade normalmente apresenta maior dependência das pessoas em seu entorno. Mas se ele recebe cuidados da fisioterapia domiciliar, pode acontecer uma reversão do quadro — ainda que parcial.

Desenvolvendo maior capacidade de se movimentar e realizar atividades cotidianas, o paciente se torna mais independente. No caso de idosos, fica mais fácil manter um envelhecimento ativo com um plano fisioterapêutico adequado, aumentando a qualidade de vida.

Depois de conferir essas informações, agora você sabe o que é a fisioterapia domiciliar e como ela pode ser útil para profissionais e pacientes. Assim, vale a pena considerar a alternativa para aproveitar as vantagens oferecidas!

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe um comentário e participe do debate!

Aproveite também para seguir a Geridades no Facebook e no Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *