O que faz a fisioterapia preventiva e como ela pode ajudar o idoso?

As precauções com a saúde do idoso devem ser constantes para garantir a sua qualidade de vida. Nesse contexto, a fisioterapia preventiva exerce um papel importante, indicando as atividades e cuidados adequados às pessoas na terceira idade.

Assim, essa área pode participar dos cuidados com o corpo e a mente dos idosos não apenas em momentos de enfermidades ou lesões. A prevenção é uma forma de garantir o bem-estar, com respeito às particularidades do envelhecimento.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre a fisioterapia preventiva e como ela pode ajudar os idosos a terem mais qualidade de vida. Vamos lá?

O que é fisioterapia preventiva?

A fisioterapia preventiva, como o nome indica, é uma abordagem que tem o foco na prevenção de doenças e lesões. Esse tipo de acompanhamento pode ser feito com diversos pacientes, como os atletas. No entanto, ela tem um papel especial na saúde do idoso.

Isso porque, na terceira idade, acontece um processo de perda de flexibilidade, mobilidade articular e elasticidade muscular. Como resultado, as atividades físicas ou mesmo as tarefas do cotidiano tendem a se tornar mais desafiadoras.

Com a fisioterapia preventiva, é possível retardar esse efeito ou mesmo reverter algumas limitações relacionadas ao envelhecimento.

Como essa abordagem funciona?

A fisioterapia preventiva é multidisciplinar, abrangendo diversas técnicas e exercícios, conforme a necessidade de cada paciente. O idoso é orientado a realizar exercícios de fortalecimento, alongamento, respiração, entre outros, com segurança e acompanhamento constante.

Para isso, o fisioterapeuta realiza a avaliação e faz ajustes nas sessões para chegar aos melhores resultados. Ele pode proceder com:

        atividades de correção postural;

        exercícios globais e especializados, em grupo ou individuais;

        orientações sobre cuidados com a saúde no dia a dia;

        análise ergonômica do ambiente em que o idoso vive para torná-lo mais seguro e confortável.

Quais os benefícios da fisioterapia preventiva?

Agora que você conhece mais sobre a fisioterapia preventiva, deve ter percebido como ela é benéfica para os pacientes, não é mesmo?

Um ponto positivo dessa área  está na possibilidade de incentivar os idosos a terem vida ativa de forma segura. Quando se trata de pessoas acima dos 60 anos ou com alguma restrição física, é importante ter acompanhamento profissional no exercício físico.

Além disso, as atividades são feitas de forma direcionada, observando as necessidades individuais. A principal atuação da fisioterapia preventiva é na preservação da função motora. Assim, há atenção para força muscular, proteção articular, melhora do equilíbrio, bem como alívio de dores e cansaço.

Como resultado, é possível prevenir quedas, além de reduzir os riscos de problemas como diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e doenças cardíacas. Fatores emocionais também se beneficiam do acompanhamento fisioterápico, podendo reduzir quadros depressivos, insônia e ansiedade.

Como foi possível aprender, a fisioterapia preventiva tem um papel central na saúde e no bem-estar do idoso. Esse é um cuidado relevante para prevenir doenças e desconfortos, além de beneficiar o equilíbrio emocional das pessoas na terceira idade.

Gostou das informações que você acabou de conferir? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para ele chegar até outras pessoas!

Aproveite também para seguir a Geridades no Facebook e Instagram

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *