Como adaptar a casa para atender às necessidades do idoso? Confira 3 dicas!

Você sabia que 70% dos acidentes com idosos acontecem em casa? Assim, o ambiente doméstico pode representar perigo para as pessoas idosas, principalmente se o local não estiver preparado para atender às necessidades delas.Como as quedas, fraturas e torções podem gerar complicações para a saúde da pessoa 60+, é fundamental entender como adaptar a casa do idoso. Dessa maneira, é possível prevenir os acidentes e manter a qualidade de vida.Quer saber como garantir a segurança do idoso em seu lar? Confira 3 dicas de adaptação da residência!

Qual é a importância de alterar a casa para os idosos?

Para começar, vale a pena saber por que é relevante fazer a adequação do lar. O primeiro aspecto é que o processo de envelhecimento provoca mudanças no corpo e na mente, podendo afetar como as tarefas do dia a dia são realizadas.Afinal, nessa fase da vida, a mobilidade, o equilíbrio e os reflexos ficam limitados. Por esse motivo, os idosos são mais suscetíveis a acidentes e quedas, mesmo que estejam em casa. Além disso, devido à maior fragilidade, esses eventos podem agravar o estado de saúde do idoso.Felizmente, uma residência preparada para indivíduos com idade avançada é capaz de reduzir 40% desses acidentes domésticos. Ainda, uma casa ajustada promove maior conforto, bem-estar e autonomia para os idosos.

3 Dicas para adequar a casa para atender às necessidades do idoso

Como você viu, adaptar a casa é fundamental para ajudar a manter a integridade física da pessoa idosa. Agora, é preciso conhecer 3 dicas para satisfazer as necessidades do idoso na residência.Confira!

1. Evite tapetes pela casa

O primeiro passo para reduzir os riscos de quedas é remover os tapetes da casa, pois esses objetos podem se tornar armadilhas para os idosos. Isso acontece porque os tapetes, normalmente, têm pouca aderência ao chão, podendo resultar em escorregões.Ademais, as pessoas idosas costumam andar com os pés mais próximos ao solo, aumentando o risco de tropeços nesses itens.

2. Organize os móveis

O mobiliário da casa deve facilitar a locomoção do idoso entre os ambientes para melhorar a mobilidade e evitar acidentes. Essa questão ainda é mais importante quando a pessoa idosa utiliza cadeira de rodas ou muletas.Nesse sentido, a disposição dos móveis deve permitir a passagem de maneira fácil, sem precisar realizar manobras ou desvios. Desse modo, pode ser necessário remover aparadores, mesas de centro e de canto para prevenir quedas e esbarrões.É importante destacar que também vale repensar a decoração da casa. Porta-retratos, vasos de cerâmica, espelhos e outros objetos que podem quebrar devem ser retirados ou colocados em local seguro. Assim, você evita que o idoso se corte no caso de um acidente.

3. Instale itens de segurança

Alguns lugares são mais propícios aos acidentes, como banheiro, escada e cozinha. Por essa razão, é fundamental instalar itens de segurança para ajudar a proteger os idosos. Entre eles estão:
  • corrimãos em ambos os lados das escadas;
  • fitas antiderrapantes em cada degrau;
  • barras de proteção nas laterais do box;
  • tapetes antiderrapantes no banheiro e na área molhada da cozinha.
Neste artigo, você entendeu a importância de adaptar a casa às necessidades do idoso. Agora, você pode colocar em prática as 3 dicas que acabou de conhecer e tornar a residência um lugar mais confortável e seguro!Ainda sobre o tema lar, saiba mais sobre o assunto conferindo opções de moradia para idosos. Além disso, não deixe de seguir as publicações da Geridades no Facebook e no Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *