Como você quer envelhecer? Entenda a importância dessa pergunta na sua vida!

Você já se perguntou como quer envelhecer? O envelhecimento é um estágio natural da vida. Mesmo assim, ainda é um assunto controverso devido a certa resistência das pessoas — especialmente as mais jovens.Já que não podemos evitar ficar mais velhos, é importante encarar com naturalidade e buscar entendermos melhor esse processo. Afinal, nossas escolhas nos levam diariamente a um padrão de vida que será benéfico ou não a longo prazo.Assim, você pode aproveitar o tempo para viver bem e com saúde. A seguir, saiba mais sobre a relevância de responder como você quer envelhecer e entenda como lidar com esse processo!

O processo de envelhecer

Envelhecer está ligado à progressão do tempo em relação à idade adulta em diante. A partir dos 28 anos, acredita-se que é iniciado o declínio de nossas funções cognitivas e motoras. Aos 40, nosso corpo começa a demonstrar mais sinais. A partir dos 60, se estabelece a terceira idade.Existe uma crença de que a genética seja fundamental para a longevidade, porém ela corresponde a apenas 30% dos fatores para o envelhecimento. Na verdade, elementos como o padrão de vida, o meio ambiente e as condições de saúde influenciam muito mais.Além disso, cada pessoa manifesta o envelhecimento de forma diferente. Mesmo que as mudanças biológicas sejam comuns no geral, o estilo de vida influencia muito a vivência. Por isso, é esse ponto que merece sua atenção.Se você deseja aproveitar ao máximo sua vida, é fundamental se conscientizar da importância de pensar sobre o envelhecimento. Tenha em mente que o tempo passa de qualquer forma. Logo, a terceira idade chegará — quer tenha sido planejada ou não.Assim, para um processo mais saudável, vale a pena desenvolver um planejamento que envolve hábitos e metas de longo prazo. Não importa se você tem 20 ou 50 anos, sempre é possível organizar seu estilo de vida para viver de maneira mais saudável.Considere, principalmente, que a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais. O que se determinava há um século sobre o assunto já mudou consideravelmente. Hoje em dia, estima-se que possamos atingir um máximo de 110 a 120 anos, por exemplo.

O envelhecimento no Brasil

O envelhecimento populacional é um fenômeno social e ocorre em todo o mundo. O aumento da qualidade e expectativa de vida criou um cenário no qual o número de pessoas com mais de 60 anos chegará a 2 bilhões em 2050. E isso não é exclusividade de países desenvolvidos.Em 2050, os idosos serão um quinto da população mundial. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta uma inversão na pirâmide etária do país, sendo que atualmente o número de idosos já é superior ao de crianças de até 9 anos.Além disso, estima-se que o Brasil tenha a quinta maior população idosa do mundo.  Esses dados denotam uma mudança significativa na demografia brasileira. Com isso, estamos nos tornando um país cada vez mais idoso — e há a necessidade de discutir mais o assunto do envelhecimento saudável.Assim, é importante avaliar como você quer envelhecer e cuidar do seu futuro a partir de agora.

Cuidados para o envelhecimento saudável

Como você viu, diversos avanços na ciência, tecnologia e saúde contribuem para o aumento da longevidade. Desse modo, há novas formas de prevenir doenças e tratá-las. Ademais, é possível evitar complicações maiores da velhice com ações preventivas na rotina.Muito mais que uma tendência global, tais ações devem ser vistas como prioridade. E elas não se relacionam apenas a atitudes governamentais, mas também individuais. Ou seja, é preciso ter consciência de que envelhecer bem deve fazer parte se seus objetivos pessoais.Mas, como fazer isso? Veja dicas para ter um envelhecimento mais saudável!

Exercitar-se regularmente

O sedentarismo é um dos piores companheiros de uma vida saudável. Assim, precisamos inserir o hábito de exercícios ao longo de toda a vida. Mas, se você não fez isso até agora, nunca é tarde para começar. Na velhice, a atividade física é ainda mais importante.Os danos e enfermidades causados pelo sedentarismo a longo prazo são muito problemáticos para a saúde. Entre eles, destacam-se as doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, hipertensão, etc. Todas essas condições podem afetar bastante a qualidade de vida.Por outro lado, praticar atividade física ajuda na saúde integral e pode prevenir diversos problemas — além de ajudar em tratamentos de doenças já estabelecidas. E, para ter um corpo ativo, não é necessário se tornar um atleta.A prática de atividades leves algumas vezes por semana, de acordo com a resistência do organismo e preferências pessoais, já promove uma melhora considerável na rotina. E não é apenas a saúde que se beneficia, mas também a sua independência à medida que envelhece.

Dormir bem

Uma rotina de exercícios também ajuda a promover um descanso melhor — e o sono é fundamental para a saúde. O corpo e a mente se beneficiam de um sono saudável. Por isso, vale a pena ter uma rotina na hora de dormir, com horários regulados e um ambiente confortável.

Exercitar a mente

A idade não afeta somente o corpo. Ela também desgasta a mente. Desse modo, outra dica relevante é praticar exercícios mentais, além da atividade física. Afinal, tais como os músculos, o cérebro precisa se desenvolver constantemente.Nesse contexto, a autonomia da pessoa idosa é favorecida ao fortalecer a mente. E existem diversas formas de inserir esse hábito em sua vida. Alguns exemplos de como estimular o raciocínio são:
  • realizar jogos de palavras e imagem;
  • escrever e fazer anotações com frequência;
  • aprender novas habilidades.

Manter uma boa alimentação

Você sabia que um dos principais fatores de um envelhecimento saudável será definido pelos seus hábitos alimentares? A alimentação é um ponto central não apenas no planejamento de como você quer envelhecer: ter uma dieta equilibrada traz vantagens durante toda vida.Consumir produtos naturais e evitar processados é um bom começo. Ademais, investir em alimentos ricos em antioxidantes ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento. Para isso, consuma frutas cítricas, folhas verde-escuras e cereais, enquanto evita sal, gordura e frituras em excesso.

Deixar vícios de lado

Vícios como álcool e tabagismo são extremamente prejudiciais a longo prazo. Mesmo que seja apenas em consumo social, deve haver parcimônia para evitar o declínio das funções cognitivas e até mesmo a morte dos neurônios.

Ter momentos de lazer

O estresse pode gerar sérios problemas para sua condição física e saúde psicológica. Portanto, invista em momentos que propiciem lazer e tenha qualidade de vida desde já. Lembre-se de que relacionar-se socialmente e praticar atividades regularmente são úteis para o bem-estar.Este post ajudou você a pensar em como quer envelhecer? Independentemente da idade, vale a pena se questionar sobre o tema. Aproveite nossas dicas e esteja consciente de que envelhecer bem e com saúde está em suas mãos!Quer acompanhar mais dicas sobre saúde e envelhecimento? Então nos siga em nossas redes sociais e confira os conteúdos da Geridades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *