Fisioterapia desportiva: o que é e qual a importância para idosos atletas?

A prática de atividades esportivas traz diversos benefícios para os idosos atletas — como a melhora do bem-estar físico e mental. Contudo, os esportes podem levar a lesões que, se não tratadas por um profissional qualificado, trazem diversas complicações.Aqui entra a fisioterapia desportiva. Ela é uma área da fisioterapia focada em cuidados específicos para atletas. Desse modo, o seu objetivo é garantir que eles consigam praticar esportes de forma mais saudável e ter uma melhor qualidade de vida.Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, confira o conceito de fisioterapia desportiva e compreenda a sua importância para idosos atletas!

O que é fisioterapia desportiva?

A fisioterapia desportiva é uma técnica fisioterapêutica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos esportes.Alguns problemas que o profissional pode tratar são:
  • distensão na virilha;
  • dor ou tensão lombar;
  • entorses no ligamento do joelho ou no tornozelo;
  • epicondilite lateral — dor do lado de fora do cotovelo;
  • síndrome do trato iliotibial — lesão inflamatória no joelho;
  • lesão do manguito rotador — tendões que envolvem o ombro;
  • epicondilite medial — inflamação do tendão que liga o punho ao cotovelo;
  • lesão de menisco — lesões na fibrocartilagem na articulação do joelho.

Como funciona a fisioterapia desportiva para atletas idosos?

Depois de conhecer o conceito de fisioterapia desportiva, é importante entender como ela funciona. O fisioterapeuta desportivo realiza uma avaliação detalhada da área lesionada do atleta idoso. Em seguida, o profissional buscará identificar as razões que contribuíram para o problema.Depois de encontrar a raiz da lesão, o profissional elabora um plano de exercícios específico para as necessidades do paciente. Desse modo, é possível evitar a reocorrência da lesão.Vale reforçar que o trabalho do fisioterapeuta também envolve a prevenção de problemas esportivos e o atendimento emergencial para evitar complicações posteriores. Ainda, ele ajuda o atleta a retomar a sua rotina de exercícios, além de contribuir com a recuperação dele.

Qual a importância da fisioterapia desportiva para idosos atletas?

Agora que você sabe o que é e como funciona a fisioterapia desportiva, fica mais fácil entender a sua importância. Como vimos, ela pode evitar o surgimento de lesões (ou diminuir as complicações clínicas), contribuir com a recuperação do paciente e ajudá-lo a retomar a prática dos esportes.Assim, a fisioterapia desportiva pode impactar positivamente na qualidade de vida da população da terceira idade. Ou seja, com ela, o público com mais de 60 anos — especialmente os atletas — pode usufruir de um envelhecimento mais saudável.Com base nessas informações, você pôde entender o que é fisioterapia desportiva e qual a sua importância para os idosos atletas. Portanto, se você faz parte desse grupo de idosos praticantes de exercícios físicos, pode valer a pena buscar uma consulta com o profissional da área e manter um acompanhamento adequado junto a ele.Gostou do conteúdo? Continue aprendendo e saiba como os exercícios de fisioterapia podem melhorar o equilíbrio dos idosos!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *