Qual a importância da avaliação multidimensional do paciente idoso?

Todas as pessoas passam por transformações ao longo do tempo — e o envelhecimento pode levar a um declínio gradual do seu desempenho físico, cognitivo, mental, social e funcional. Por isso, é fundamental que a saúde seja analisada sob uma perspectiva abrangente.Nesse contexto, é preciso conhecer a avaliação multidimensional do paciente idoso. Essa abordagem tem como finalidade analisar as condições da pessoa idosa como um todo. Dessa forma, é possível propor ações preventivas em diversas esferas.Quer saber mais sobre o assunto? A seguir você entenderá o que é diagnóstico multidimensional e sua importância para o paciente idoso!

O que é a avaliação multidimensional do paciente idoso?

Como ponto de partida, vale a pena entender o conceito de avaliação multidimensional. Trata-se de uma abordagem que tem como objetivo investigar o estado de saúde e as necessidades do paciente idoso, sob diversas perspectivas de sua vida.Para isso, utiliza-se a avaliação geriátrica ampla (AGA). Ela é um instrumento capaz de identificar os problemas de ordem física, cognitiva, mental, funcional e psicossocial dessa população. Assim, é possível conhecer todas as condições do paciente para oferecer um tratamento mais adequado.Como ferramenta da avaliação multidimensional, a AGA envolve uma equipe multidisciplinar. Ela é composta por profissionais especializados em áreas relacionadas à saúde do paciente idoso. Por exemplo, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais.

Como ela funciona?

Depois de entender o conceito de avaliação multidimensional, é preciso compreender como ela funciona. Para tanto, você deve conhecer os principais componentes analisados durante o diagnóstico completo da saúde da pessoa idosa.Dentre eles, pode-se citar:
  • atividade sexual;
  • estado nutricional;
  • mobilidade e quedas;
  • incontinência urinária;
  • condições socioambientais;
  • comorbidades e multimorbidade;
  • condições emocionais (depressão);
  • independência em seu próprio cuidado;
  • deficiências sensoriais (visão e audição);
  • cognição (memória, linguagem e atenção).

Qual é a importância da avaliação multidimensional do paciente idoso?

Agora que você sabe o que é e como funciona a avaliação multidimensional do paciente idoso, é hora de conhecer a sua importância. Um dos benefícios desse tipo de diagnóstico é a possibilidade de um envelhecimento saudável.Isso porque a avaliação multidimensional na atenção básica permite a identificação precoce de diversos fatores de riscos. Assim, é possível fazer uma intervenção antes que determinada doença tome proporções maiores, gerando uma melhor qualidade de vida para o paciente idoso.Ainda, o diagnóstico multidimensional pode ajudar na desospitalização. Afinal, a possibilidade de continuidade do tratamento com o suporte de uma equipe formada por diferentes profissionais em casa — como os fisioterapeutas gerontológicos — reduz a necessidade de estar em hospitais e instituições de longa permanência.Ao saber o que é e como funciona a avaliação multidimensional, se torna possível entender por que essa abordagem é tão relevante para a saúde do paciente idoso. Afinal, ela permite elaborar um plano de cuidados mais completo e individualizado a ele. Assim, a pessoa idosa pode envelhecer com mais saúde e segurança.Ainda tem dúvidas sobre essa abordagem? Deixe nos comentários para que possamos ajudar!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!  

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *