Fisioterapia x Terapia Ocupacional: para que serve e quais as diferenças entre elas?

Na hora de escolher uma profissão, existem muitas dúvidas sobre as distinções entre as áreas. Nesse sentido, é comum que as pessoas desejem conhecer mais sobre as diferenças entre fisioterapia e terapia ocupacional, bem como para que serve cada uma delas.Apesar de semelhantes, as duas profissões têm atuações próprias. Essas particularidades precisam ser conhecidas por quem tem interesse em trabalhar na promoção da saúde a partir de uma dessas áreas.Neste artigo, você conhecerá mais sobre a fisioterapia e a terapia ocupacional, entendendo as especificidades que elas apresentam. Boa leitura!

O que é e para que serve a fisioterapia?

Primeiramente, vamos conhecer mais sobre a fisioterapia. Esse é um campo profissional popular, que conta com diversas vertentes. Assim, a fisioterapia é uma ciência que utiliza o movimento para o incentivo à saúde dos pacientes.Os profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo. Nesse sentido, é possível afirmar que a fisioterapia serve para promover prevenção, tratamento e recuperação de pacientes, a partir de diversas técnicas e especialidades.

O que é e para que serve a terapia ocupacional?

Agora que você já conhece mais sobre a fisioterapia, é o momento de saber o que é e para que serve a terapia ocupacional. Essa área tem como objetivo desenvolver a independência do paciente que apresenta dificuldades cognitivas, afetivas ou psicomotoras.O foco está em atender patologias que tenham origem em traumas, distúrbios genéticos ou doenças adquiridas. Desse modo, os profissionais auxiliam na recuperação da autonomia e na retomada das atividades cotidianas dos pacientes.

Quais as diferenças entre fisioterapia e terapia ocupacional?

Ao conhecer mais sobre a fisioterapia e a terapia ocupacional, foi possível perceber que essas são áreas muito semelhantes, não é mesmo? Ambas atuam na saúde e bem-estar dos pacientes, auxiliando em suas atividades cotidianas. No entanto, elas têm diferenças importantes.A principal é o método de promoção da melhora do paciente. A fisioterapia é focada no movimento para o progresso das pessoas que necessitam de auxílio. Já a terapia ocupacional utiliza as atividades da vida prática como forma de reabilitação dos pacientes.Com isso, as atuações da fisioterapia e da terapia ocupacional são complementares. Logo, os profissionais das duas áreas podem trabalhar simultaneamente na recuperação dos pacientes, proporcionando resultados ainda mais completos.

Qual das duas alternativas profissionais escolher?

Agora que você já conhece mais sobre a fisioterapia e a terapia ocupacional, pode avaliar qual das duas está mais alinhada às suas expectativas de carreira. A escolha de qual é a melhor alternativa entre elas depende de seus interesses e do planejamento da vida profissional.Tenha em mente que, para se tornar um profissional de qualquer uma dessas áreas, será necessário realizar um curso de graduação. Além disso, elas demandam outras formações para aprimorar os conhecimentos e habilidades.Conseguiu entender a diferença entre a fisioterapia e a terapia ocupacional, além de para que serve cada uma dessas áreas? Como foi possível aprender, elas podem atuar de forma complementar, com diferentes focos na promoção da saúde dos pacientes.Gostou das informações deste post? Você pode compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e fazer com que ele ajude mais pessoas!Aproveite também para seguir a Geridades nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!   

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *