Um fator de atenção dos idosos é saber como prevenir quedas. Esse problema pode gerar muitos impactos na terceira idade. Por isso, deve ser evitado com algumas medidas que ajudam a reduzir as chances de fraturas, lesões e internações devido a acidentes.Uma queda, mesmo simples, pode levar à fratura óssea com uma recuperação demorada, por exemplo. Os quadros comprometem a mobilidade e podem acarretar em outros problemas de saúde — inclusive mental, como ansiedade e depressão.Quer entender como prevenir as quedas? Confira 4 dicas a seguir!
1. Adaptações em casa
Muitas das quedas de idosos ocorrem dentro de casa. Logo, é necessário realizar adaptações nos cômodos para deixar o ambiente doméstico mais seguro. Por exemplo, instalar barras dentro do box do banheiro e ao lado do vaso sanitário traz mais suporte ao idoso.Um dos fatores de risco são os pisos que escorregam. Por isso, a dica é trocá-lo por um que seja antiderrapante. Além disso, é preciso colocar faixas antiderrapantes no chão em rampas e degraus de escadas.Nas escadas o recomendado é também instalar corrimões. Em corredores, salas e soleiras de porta, vale a pena retirar qualquer tipo de tapete. Além do risco de escorregar, há chances de que o chinelo se enrosque no tapete, levando a uma queda.Outras dicas para que a casa fique mais segura para a terceira idade são:- dar preferência a camas mais baixas e, se necessário, utilizar grades;
- manter uma boa iluminação na casa;
- deixar objetos e utensílios que são utilizados com frequência em locais mais baixos;
- manter fios de carregadores e outros eletrônicos em locais mais altos ou presos de forma a não serem um fator de risco para quedas.