Quantos são e como vivem os idosos no Brasil?

A pirâmide etária vem passando por mudanças em todo o mundo. E não poderia ser diferente no Brasil. Com o avanço das ciências da saúde, a população está vivendo cada vez mais. Junto com a diminuição da taxa de natalidade, o envelhecimento da sociedade se intensifica.

O fenômeno representa transformações e novas demandas para o país. Afinal, proporcionar qualidade de vida para as pessoas é uma tarefa de todos nós. Para isso, é preciso saber quantos são e como vivem os idosos no Brasil.

Confira a seguir alguns dados importantes acerca do tema!

Quantos são os idosos no Brasil?

A estimativa de idosos em 2020 em todo o mundo corresponde a 13% da população — sendo cerca de 1 bilhão de pessoas. A perspectiva é que até 2040 a proporção aumente para 19% e se torne 23% em 2060.

No Brasil, o número de idosos, segundo o IBGE, corresponde a um percentual ainda maior: 14,3% atualmente, com expectativa de serem 32,2% em 2060. Com isso, é possível perceber que o envelhecimento gradual da população é uma realidade significativa, certo?

Como você viu por aqui, boa parte do fenômeno é explicada pela ampliação do acesso e da qualidade dos mecanismos de saúde. Com o tempo, muitas doenças foram erradicadas ou passaram a ter tratamento mais eficiente.

As vacinas e o acompanhamento à saúde das pessoas ao longo da vida permite que elas vivam mais — e também aproveitem a rotina com qualidade por mais tempo. Para isso, claro, é preciso garantir o cuidado à população idosa.

Como vive o público 60+ no Brasil?

Agora que você já conhece o número de idosos que temos no Brasil e as perspectivas calculadas pelo IBGE para o país, é importante saber mais sobre como vive a população da terceira idade por aqui.

Existem alguns desafios e conquistas específicas relacionadas ao dia a dia dos idosos no Brasil que merecem atenção. Conheça alguns deles:

Desafios

Sem dúvida, o avançar da idade traz desafios relevantes, principalmente ligados a novas limitações ou mudanças significativas na rotina da vida. Por exemplo, a saída do trabalho, a dependência de cuidados mais presentes, a convivência com uma doença degenerativa etc.

A população idosa está vulnerável a diversas dificuldades, como abandono de parentes, problemas financeiros e falta de acessibilidade para realização de tarefas comuns. Por exemplo, usar transporte público ou ir ao banco.

Para que seja cada vez mais viável envelhecer com saúde e qualidade de vida é importante que a sociedade se torne mais inclusiva. Vale lembrar que a velhice faz parte do desenvolvimento saudável. Logo, todos devemos nos preparar para ela.

No Brasil, é justamente a falta de acessibilidade e atenção ao público idoso em boa parte do território o maior desafio enfrentado por aqueles com mais de 60 anos. Além disso, a falta de preparo da população para lidar com os mais velhos também traz inúmeras dificuldades.

Conquistas

Mas, ainda que os desafios sejam diversos, também podemos citar conquistas relevantes na vivência de idosos no Brasil. Muitos direitos, inclusive, foram garantidos por Lei nos últimos anos – aumentando a proteção das pessoas de terceira idade. É o caso do Estatuto do Idoso, por exemplo.

Além disso, o desenvolvimento das ciências da saúde de forma a capacitar profissionais para cuidar com atenção da população idosa é outra conquista que merece reconhecimento. Fisioterapeutas especializados na área (gerontologia) são um rico exemplo de profissional que pode proporcionar acompanhamento qualificado ao idoso.

Contudo, apesar das conquistas, ainda há muito o que se fazer pelo bem do público 60+ por aqui.

Por isso, é preciso entender quantos são e como vivem os idosos no Brasil para que sejam pensadas políticas públicas e privadas de atendimento às particularidades desta faixa etária. Com suporte social, os desafios da terceira idade se tornarão cada vez mais fáceis de serem superados!

E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe um comentário com a sua opinião!

Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!


Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *