Como forma de conscientizar as pessoas sobre a prevenção de doenças que acometem a população, as campanhas de saúde adotaram as cores no calendário. Assim, cada mês apresenta uma coloração e uma causa a ser abordada.Pensando nisso, você sabe o que é o Outubro Rosa? Ele também faz parte do cronograma de promoção à saúde, e é especialmente voltado para a mulher — incluindo a idosa. Por esse motivo, você deve saber mais sobre ele e qual é a sua importância.Para descobrir o que é o Outubro Rosa, basta continuar a leitura deste post!
O que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um movimento realizado mundialmente que teve início em 1990, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A campanha tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a relevância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama.Além disso, ela visa a melhora no atendimento médico e no suporte emocional às mulheres com câncer de mama. Portanto, diversos hospitais, clínicas, empresas e outras instituições abordam o tema realizando ações de conscientização para a população feminina, como palestras e eventos.Qual a importância dessa data para a saúde da mulher idosa?
Agora que você já sabe o que é o Outubro Rosa, é o momento de entender a importância desse movimento para a mulher idosa. A verdade é que há um pensamento comum de que a incidência de câncer de mama em pessoas mais velhas é menor.No entanto, esse é um entendimento equivocado e que pode colocar em risco a vida das idosas, já que o diagnóstico tardio pode levar à descoberta de uma doença mais avançada. Nesse caso, as chances de cura reduzem drasticamente.Ademais, o tratamento para câncer em pessoas mais velhas costuma ser mais agressivo, fragilizando ainda mais a saúde das mulheres. Por esse motivo, a conscientização do diagnóstico precoce no Outubro Rosa é imprescindível para a mulher idosa.Como buscar a prevenção contra o câncer de mama?
Após entender mais sobre o Outubro Rosa, é necessário se conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama na idosa. Nesse caso, os cuidados são semelhantes aos das mulheres de outras idades.Sendo assim, é fundamental fazer a autopalpação, procurando a existência de nódulos fixos e, geralmente, indolores. Também é necessário prestar atenção a qualquer alteração, como:- vermelhidão na pele da mama;
- nódulo pequeno no pescoço ou nas axilas;
- alterações no mamilo, como cor e formato;
- produção de líquido anormal na mama.
- manter uma alimentação saudável;
- praticar atividades físicas;
- controlar o peso corporal;
- cuidar da saúde mental.