Avós e netos: a importância dos idosos no desenvolvimento emocional das crianças

A velhice e a infância são duas fases que representam os extremos da vida. Apesar disso, pessoas que estão nessas etapas podem desenvolver uma relação de amizade e cumplicidade, que as beneficiam mutuamente.Esse é o caso da ligação entre avós e netos, que costuma ter um laço fortalecido e que gera impactos positivos tanto nos idosos quanto nas crianças. Por esse motivo, é válido entender as vantagens desse relacionamento e incentivá-lo.Se você ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e confira a importância do vínculo entre avós e netos!

Qual é a importância da relação de avós e netos no dia a dia?

A relação entre avós e netos costuma ser marcada por afetividade e construção de boas memórias. Afinal, os idosos tendem a ser carinhosos com as crianças ao seu redor, criando um ambiente de acolhimento.No entanto, muitas pessoas não sabem que essa ligação é ainda mais profunda do que aparenta. Ela pode trazer aprendizagem, por exemplo, pois avós e netos trocam experiências — cada um a partir da sua visão de mundo.Nesse sentido, não é incomum encontrar idosos e crianças que se tornam amigos de longas conversas. Algumas das razões para isso pode ser o interesse, a curiosidade, a disposição dos jovens em ouvir os mais velhos e vice-versa.Essa atenção doada de ambas as partes fortalece o vínculo entre elas. Nesse contexto, o encontro das duas gerações pode trazer benefícios para a saúde física e mental dos envolvidos.

Quais são os impactos da relação entre avós e netos para a criança?

Você acabou de ver a relevância da relação entre avós e netos. Então é interessante conhecer os efeitos que ela pode causar nas crianças. Na prática, o convívio da criança com os mais velhos favorece o seu amadurecimento emocional.Isso porque as pessoas mais velhas tendem a auxiliar, aconselhar e encorajar os jovens em momentos de conflito. Assim, o afeto desenvolvido nesse relacionamento influencia fortemente no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade.Além disso, as crianças que convivem com os idosos costumam exercitar a sua capacidade de empatia. Frequentemente elas ajudam as pessoas mais velhas em suas necessidades, como pegar um copo de água ou apoiar na caminhada.O convívio com os avós também estimula a criatividade e a imaginação a partir da contação de histórias — que podem ser reais, lendas ou de um livro. Isso é importante para que a criança desenvolva a habilidade de resolução de problemas.Essas atividades com os avós também podem ajudar na aprendizagem das crianças e no interesse pelos estudos. Por fim, essa relação contribui para que o jovem se torne um adulto inovador e autônomo.

Como a relação entre avós e netos pode ajudar o idoso?

Da mesma forma que a relação entre avós e netos é benéfica à criança, ela apresenta vantagens para o idoso. O primeiro ponto positivo desse convívio é o aumento da autoestima. Isso porque, muitas vezes, a sociedade isola a pessoa mais velha do convívio social.Consequentemente, a atenção gerada pela criança pode ajudar a amenizar o estresse e prevenir a depressão — uma doença tão comum em pessoas com mais idade. Dessa maneira, é possível proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar ao idoso.Ainda, a interação dos jovens — durante conversas, jogos ou leituras — estimula a cognição da pessoa idosa. Essas atividades ajudam a preservar as suas capacidades mentais e prevenir doenças relacionadas.

Como incentivar esse relacionamento entre avós e netos?

Após entender como o vínculo entre avós e netos pode beneficiar as partes, você deve saber como fortalecer esse laço de maneira saudável. Com isso, a criança e idoso terão oportunidades de aproveitar os benefícios de conviver um com outro.Veja!

Crie ambientes favoráveis à interação

O primeiro passo para favorecer a relação entre avós e netos é criar ambientes que sejam favoráveis a essa interação. Afinal, as gerações têm costumes diferentes e precisam de pontos em comum para se integrarem de forma harmoniosa.Você pode sugerir atividades que ambos consigam participar e interagir, como brincar com jogos de tabuleiros, contar histórias e fazer brincadeiras antigas. Dessa forma, toda a família pode se juntar às tarefas e se divertir.

Estimule a conversa entre os idosos e as crianças

Os idosos costumam apreciar a conversa, principalmente quando eles podem transmitir seus conhecimentos e experiências. Dessa maneira, é interessante estimular o diálogo entre ele e as crianças a fim de colaborar com essa interação.Por exemplo, se a pessoa com mais idade tiver condições para isso, peça a ela para ajudar o jovem em suas tarefas de escola. Além disso, é possível solicitar aos netos que auxiliem os avós a entenderem sobre tecnologia.

Incentive o convívio em momentos de celebração

A vida é repleta de comemorações, especialmente na infância, como a formatura das séries iniciais e as datas comemorativas. Nesse contexto, o comparecimento dos avós é fundamental para estreitar os laços — e o neto se lembrará com carinho desses instantes.Por esse motivo, faça questão que os avós participem dessas atividades, sempre que possível. Caso eles não tenham condições de participar ativamente, adapte as comemorações para que eles possam aproveitá-las junto da família.Por exemplo, se os avós não podem ir até à formatura dos netos, você pode promover um jantar de comemoração em casa. Ademais, planeje as datas comemorativas para incluir os idosos, pensando na acessibilidade e no bem-estar deles.

Estimule a prática de atividades físicas juntos

A prática de atividades físicas é indispensável, independentemente da idade. Ela traz diversos benefícios na infância e na velhice, desde o melhoramento do condicionamento físico até a geração de bem-estar.Portanto, incentivar avós e netos a adotarem o hábito de se exercitarem juntos é mais uma forma de estimular o convívio entre eles e promover a saúde de ambos. Você pode sugerir andar de bicicleta, fazer caminhadas no parque, nadar ou realizar outras brincadeiras que envolvam atividades físicas.Neste post, você entendeu como a relação entre avós e netos pode ser importante para o desenvolvimento emocional das crianças e dos idosos. Agora, é interessante colocar as dicas em prática a fim de aproveitar os benefícios desse relacionamento!O que achou deste post? Deixe o seu comentário contando a sua experiência sobre o assunto.Aproveite para seguir a Geridades nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!   

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *