Com o passar dos anos e o envelhecimento, é natural que os idosos tenham dificuldade com a comunicação. Afinal, o público 60+ pode apresentar condições que reduzem a capacidade comunicativa, como a perda auditiva e problemas na fala e na memória.Considerando que a socialização é imprescindível para o bem-estar dos idosos, é importante que os profissionais de saúde utilizem meios de otimizar o diálogo com esses pacientes.Quer entender como isso é possível? Neste artigo, você conhecerá por que é tão relevante melhorar a comunicação com o paciente idoso e aprenderá 10 dicas para colocar em prática!Vamos lá?
Por que é importante melhorar a comunicação com o paciente idoso?
Para começar, vale a pena compreender o que torna tão necessário aplicar métodos que melhoram a comunicação com seus pacientes idosos. Afinal, a socialização afeta a saúde mental e física das pessoas, especialmente aquelas com mais idade.No caso dos profissionais de saúde, principalmente os fisioterapeutas, melhorar a comunicação com idosos é ainda mais relevante. Como você lida diretamente com essas pessoas, deve ter um contato próximo e eficaz para um atendimento mais humanizado.Por essa razão, é importante prolongar a capacidade de os idosos se manterem ativos socialmente. Uma das maneiras de fazer isso é promovendo uma comunicação mais saudável e eficiente, independentemente da condição do paciente.Sendo assim, é fundamental buscar métodos que podem ajudar a ter uma comunicação mais ativa com seus pacientes.10 Dicas para melhorar a comunicação com idosos
Agora que você já sabe a relevância de ter uma boa comunicação com os idosos, é o momento de descobrir 10 dicas para melhorar sua comunicabilidade com os seus pacientes.Confira!- Utilize frases curtas e mais objetivas. Assim, o seu paciente consegue assimilar a mensagem com mais facilidade.
- Elimine ruídos do ambiente que possam prejudicar a audição do seu paciente.
- Mantenha um volume de fala audível, mas sem gritar.
- Evite interromper o seu paciente ou completar suas frases quando ele estiver falando, especialmente no caso de idosos com dificuldade em se expressar.
- Repita a sua mensagem de forma simplificada sempre que o seu paciente tiver dificuldade de interpretação.
- Mantenha o contato visual com o seu paciente e não esconda a boca, sempre que possível.
- Evite sair da frente do idoso enquanto você ou ele falar.
- Utilize a comunicação escrita quando for necessário e o seu paciente tiver condições de se comunicar dessa maneira.
- Converse de forma adulta, evitando tom de voz e falas infantilizadas.
- Lembre-se de que toques físicos, como aperto de mão e abraço, representam uma comunicação afetiva. Muitas vezes, ela se torna necessária para um atendimento mais humanizado.