A fisioterapia oferece muitas possibilidades aos seus profissionais, com atuação em diversas áreas. Além disso, a profissão tem se tornado mais valorizada, decorrente da mudança de hábitos dos brasileiros, do envelhecimento da população e das consequências da pandemia de covid-19.
No entanto, apesar da importância dessa área, ainda surgem dúvidas sobre características importantes da profissão — como quanto ganha um fisioterapeuta. Para responder a essa questão, entretanto, é preciso considerar diversos fatores que podem influenciar o resultado.
Quer entender mais? Então continue a leitura para saber quanto ganha um fisioterapeuta, o que afeta seu salário e como destacar nesse mercado em 2023!
Qual o salário médio de um fisioterapeuta?
A estimativa do salário médio dos fisioterapeutas no Brasil é de R$ 2.750,80, segundo dados da Federação Nacional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO). Os locais com os melhores salários nessa profissão são Distrito Federal, Santa Catarina e Amazonas.
Já entre as especialidades com as melhores pretensões salariais, o destaque fica para os seguintes tipos:
- fisioterapia respiratória;
- fisioterapia esportiva;
- fisioterapia do trabalho; domiciliar
- fisioterapia traumato-ortopédica.
O que influencia no salário de um fisioterapeuta?
Embora você tenha conhecido a média do salário de um profissional de fisioterapia, é importante saber que os ganhos podem variar bastante. A especialização ou qualificação, por exemplo, são características que podem influenciar na variação desse valor.
Isso ocorre porque a pessoa que tem a possibilidade de melhorar sua formação pode aumentar suas habilidades. Dessa maneira, ela pode realizar um atendimento com mais qualidade ou mais específico e, como consequência, ter melhor remuneração.
Além disso, outros fatores podem colaborar para o salário do fisioterapeuta, como:
- tempo de experiência (se o profissional é iniciante ou se possui mais tempo de trabalho);
- região em que trabalha (o valor pode variar de uma cidade para outra);
- tamanho da empresa;
- quantidade de pacientes;
- entre outros aspectos.
Como se destacar nesse mercado em 2023?
Para se destacar como fisioterapeuta nesse mercado é fundamental permanecer em contínuo aprendizado, gostar da profissão e se esforçar. Para obter sucesso e conquistar clientes, também é fundamental ter visão empreendedora, empatia, equilíbrio emocional, criatividade e transmitir confiança e paciência.
Além disso, você precisa se qualificar. A atualização é de extrema relevância para se tornar um profissional de excelência. Pensando nisso, a fisioterapia gerontológica pode ser uma ótima oportunidade para você se destacar no mercado.
Isso ocorre porque esse setor está em expansão, principalmente devido ao avanço da idade média da população. Ademais, ele tem ganhado visibilidade nos últimos tempos, pois as pessoas estão mais conscientes da importância de envelhecer com qualidade de vida.
Assim, a fisioterapia gerontológica atua na promoção da independência do idoso e não apenas no tratamento e prevenção de doenças. Sua abordagem é humanizada, com foco nos aspectos emocionais e sociais do paciente.
Logo, essa área apresenta boas possibilidades para fisioterapeutas que desejam trabalhar na promoção do bem-estar dos idosos. E você ainda pode contar com os cursos da Geridades para aprimorar a sua carreira e se destacar em 2023.
Neste conteúdo, você viu quanto ganha um fisioterapeuta e o que influencia em seu salário. Além disso, foi possível saber o que fazer para se destacar nesse mercado em 2023. Por isso, não deixe de seguir essas informações para obter melhores resultados e conquistar mais clientes.
Gostou dessas informações? Aproveite e conheça os cursos oferecidos pela Geridades, que também abordam esse assunto!
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais, pelo Twitter, LinkedIn, Instagram e Facebook!