O uso de classificações de saúde é uma forma de complementar diagnósticos e encontrar a melhor forma de atuar. Nesse sentido, um dos recursos existentes é a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Então, saber o que é CIF faz a diferença.Ela pode ser usada em diversas especialidades e, entre as opções, também ajuda a Fisioterapia. Para tanto, deve ser utilizada de maneira abrangente e completa.Portanto, conheça a CIF e descubra o que a torna tão importante!
O que é CIF?
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um modelo padronizado criado em 2001 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele ajuda a descrever e classificar a funcionalidade e as incapacidades decorrentes de doenças e condições de saúde.Com a CIF é possível conhecer os impactos de um quadro na saúde e no cotidiano de uma pessoa. Ainda é uma maneira de definir a funcionalidade como uma característica a ser considerada nas avaliações de saúde.Como funciona essa classificação?
Compreender o que é CIF também exige conhecer melhor o seu funcionamento. Então, vale saber que a avaliação se baseia em um entendimento multidisciplinar e multifatorial. Ou seja, não inclui apenas questões do corpo, mas o contexto e o ambiente do paciente.Para avaliar a funcionalidade, consideram-se questões como:- participação;
- atividades;
- funções do organismo;
- estruturas do corpo;
- condição de saúde;
- fatores ambientais e
- fatores pessoais.