Caminhar pela manhã é uma boa atividade para os idosos? Confira!

Realizar atividade física com regularidade é fundamental para qualquer pessoa, especialmente para os idosos. A caminhada, por exemplo, é um exercício que exige menor esforço e pode proporcionar muitos benefícios para os mais velhos.Além dessa atividade, existem outros exercícios que pessoas idosas podem fazer. A escolha dependerá da preferência pessoal, mas todos podem ser bons aliados na busca por manter o corpo e a mente mais saudáveis.Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir a importância da caminhada, os benefícios dessa atividade para os idosos e outros exercícios que eles podem fazer!

Qual é a importância da caminhada?

Fazer caminhada diariamente, mesmo que por poucos minutos, é essencial para manter a saúde em dia, fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. A prática regular também proporciona mais disposição e sensação de bem-estar, especialmente para os idosos.Isso porque a caminhada pode controlar limitações decorrentes do envelhecimento. Assim, ela pode propiciar mais qualidade de vida e independência para realizar as atividades do dia a dia. Ainda, a atividade colabora para a socialização do idoso, que se sentirá menos excluído ou solitário.Dessa maneira, é relevante estimular que as pessoas com mais de 60 anos pratiquem atividade física, como a caminhada. Afinal, os benefícios observados são fundamentais para a melhora da sua saúde física e mental.

Caminhar é uma boa atividade para os idosos?

A caminhada tem inúmeros benefícios já comprovados na manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças. Por ser um exercício de intensidade leve, de menor impacto e que pode ser feito de qualquer lugar, ele é bastante recomendado para os idosos.Caminhar contribui para a prevenção do sedentarismo, ajuda na perda de peso, melhora da circulação sanguínea e ainda reduz os riscos de doenças no coração. Além disso, a atividade controla a pressão arterial, diminui inchaços das pernas, reduz diabetes, colesterol e melhora a capacidade respiratória.Outro benefício da caminhada é que ela fortalece a musculatura. Como resultado, ela previne dores que limitam os movimentos dos idosos e dá mais segurança para fazer suas atividades diárias. O exercício também melhora o equilíbrio e diminui o risco de queda, comuns nesse público.Andar pela manhã ainda ajuda a liberar hormônios de prazer, como a serotonina. Essa prática colabora com a qualidade do sono e a disposição, além de ajudar na redução da depressão e ansiedade.

Quais outros exercícios pessoas idosas podem fazer?

Além da caminhada, existem outros exercícios que os idosos podem fazer. Em geral, eles devem ser de baixo impacto e trabalhar a força muscular, equilíbrio e flexibilidade. Entre os mais recomendados estão alongamento, natação, fisioterapia, hidroginástica, pilates e musculação.Eles ainda devem ser regulares, orientados por um profissional e adequados a sua saúde. Então, antes da sua escolha, observe suas preferências pessoais, realize exames para evitar problemas e respeite os limites do seu corpo.Agora você conhece a importância da caminhada, os benefícios dessa atividade para idosos e outros exercícios que eles podem fazer. Considere essas informações, mas lembre-se de procurar um profissional capacitado para orientá-lo sobre a atividade mais adequada para você.Gostou deste conteúdo? Aproveite para saber quais são as vantagens dos exercícios para idosos na fisioterapia.Além disso, siga a Geridades nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *