Idosos na faculdade: 5 benefícios dos estudos na terceira idade

Durante muito tempo houve a ideia de que fazer um curso superior estava limitado aos jovens. Porém, o número de interessados em entrar na faculdade na terceira idade saltou mais de 46% de 2013 a 2017.Isso representa 3 vezes o crescimento da faixa de 19 a 24 anos e indica uma tendência. Com cursos presenciais, a distância e híbridos, os idosos têm mais possibilidades de escolha do que nunca. Além disso, o acesso se tornou mais simples e mais pessoas têm dado início a essa jornada.Neste artigo, você conhecerá os 5 maiores benefícios para um idoso que decide cursar faculdade!

1. Aumenta a absorção de conhecimento

Estar na faculdade, independentemente da fase da vida, traz a chance de aprender e de se aprofundar em temas de interesse. É uma forma de saber mais sobre o que já conhece ou de ter experiências novas.Com a faculdade para a terceira idade, não é diferente. O idoso que inicia a empreitada tem acesso a mais conhecimento, opiniões novas e aprofundamento de assuntos.

2. Mantém o idoso atualizado com o mundo

O mundo está em constante transformação e, para se manter atualizado, é preciso se dedicar e se capacitar. É exatamente isso que fazem os idosos na faculdade e, portanto, conseguem se manter a par do que acontece na sociedade.Afinal, estudar na terceira idade permite conhecer o que existe de mais novo quando falamos de conhecimento científico, avanços e mudanças. É uma ótima situação para o idoso se sentir integrado ao presente.

3. Ajuda a criar uma ocupação

O tédio é uma queixa comum entre os idosos, especialmente entre os que se aposentam. Então, fazer faculdade na terceira idade é um caminho para ter uma ocupação no dia a dia. O idoso precisará cumprir horários e prazos de tarefas e trabalhos, por exemplo.A criação de uma rotina estruturada pode trazer a sensação de propósito e aumentar a motivação para encarar novos desafios. Também é uma forma de fazer com que o idoso se sinta útil e em constante descoberta.

4. Auxilia a busca no mercado de trabalho

Para algumas pessoas, a vida do idoso não se resume à aposentadoria. Não é incomum encontrar quem deseja continuar no mercado de trabalho. Para tanto, a busca por mais educação e qualificação pode ser importante.Ao estudar na terceira idade e ter um diploma, é possível preencher requisitos de muitas oportunidades. Como cada vez mais empresas têm destinado vagas a pessoas da terceira idade, ter uma qualificação atualizada pode levar à conquista do emprego.

5. Favorece o envelhecimento saudável

Além dos aspectos relacionados à parte intelectual e profissional, a faculdade na terceira idade pode ser uma questão de saúde e de qualidade de vida do idoso. É uma solução para torná-lo mais ativo e engajado, o que ajuda a evitar o sedentarismo.O ambiente acadêmico também permite encontrar novas amizades na terceira idade e há a sensação de satisfação e bem-estar por atingir uma conquista. Como consequência, a saúde mental é favorecida.A faculdade na terceira idade já é um cenário comum e pode oferecer muitos pontos positivos para os idosos que seguem esse caminho. Incentivar essa busca pode ajudar a promover um envelhecimento mais saudável e positivo para todos.O que você pensa sobre os estudos nessa fase da vida? Conte nos comentários e participe do debate!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *