O idoso na sociedade: quais os desafios do público 60+?

O tempo passa e nós envelhecemos. Essa é uma verdade que não podemos ignorar. Uma vida com qualidade e saúde significa envelhecimento populacional — e, consequentemente, novas demandas sociais.Afinal, todo o país (e o mundo) precisa estar preparado para acolher o idoso na sociedade de maneira eficaz. Ou seja, com atendimento às suas necessidades, garantia de seus direitos e estímulo a uma vida com bem-estar.Infelizmente, em alguns aspectos a sociedade ainda está longe do que seria ideal. Confira a seguir alguns dos principais desafios enfrentados pelo público 60+!

Vida social

Continuar tendo uma vida social ativa é um dos fatores fundamentais para a manutenção da saúde física e mental na terceira idade. Embora o envelhecimento represente, em muitos casos, algumas limitações, é importante não se restringir a elas.O idoso pode — e deve — buscar ter uma rotina ativa e animada. Por exemplo, ter contato com seus familiares e amigos, frequentar espaços sociais (como praças, parques, shoppings etc.), realizar viagens e fazer outras práticas que o satisfaçam.Um desafio relevante nesse sentido é a falta de acessibilidade nos espaços públicos. Em alguns casos, as pessoas da terceira idade têm dificuldade para manter atividades cotidianas, como ir ao banco, por não contarem com ambientes acessíveis às suas necessidades.Assim, a adaptação dos espaços públicos é uma das demandas essenciais para maior inclusão social. Alguns exemplos são: a existência de calçadas e passeios adequados e a instalação de barras de apoio e de pisos antiderrapantes nas entradas de prédios.

Saúde

Sem dúvida, a saúde é um dos principais aspectos relacionados às dificuldades enfrentadas pelos idosos. Não é segredo que o avançar da idade costuma trazer limitações motoras e cognitivas que modificam a rotina das pessoas.Além disso, os idosos são um público mais vulnerável a doenças causadas por vírus e bactérias. Também apresentam desafios em relação à imunidade e muitos precisam conviver com condições crônicas.Segundo dados do Ministério da Saúde, 24,6% dos idosos brasileiros têm diabetes e 56,7% têm hipertensão arterial. Essas são duas das condições de saúde mais presentes em pessoas 60+ no país. E isso demanda, claro, maior atenção da rede de saúde.A maior parte dos idosos no Brasil é usuária do Sistema Único de Saúde. Logo, os dados evidenciam a necessidade de que as políticas públicas sejam pensadas para fortalecer os direitos e garantir a qualidade de vida da população.

Trabalho

É impossível falar sobre os desafios do idoso na sociedade sem citar questões de trabalho. Embora as pessoas estejam vivendo cada vez mais e a aposentadoria social esteja passando por reformas frequentes para aumentar o tempo de trabalho, o mercado não é considerado inclusivo.Muitas pessoas que passam dos 60 anos (ou até com menos idade) enfrentam problemas para encontrar oportunidades de emprego e se manter no mercado. Ao mesmo tempo, precisar trabalhar tem sido uma necessidade crescente.Afinal, mesmo os idosos que se aposentam podem ter que lidar com dificuldades de renda. Em muitos casos, a aposentadoria representa um salário menor do que se tinha durante a vida laboral ativa. Assim, buscar conhecimentos sobre finanças é uma necessidade dos idosos.Não são poucos os desafios que se colocam ao idoso durante a vida em sociedade. Ao mesmo tempo, não podemos ver as dificuldades como algo individual. Pelo contrário, é preciso uma mobilização social para que a vida de todos nós possa ser mais tranquila na velhice.E você, o que acha sobre o assunto? Deixe seu comentário ou dúvida! Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *