6 Questões para se atentar ao abrir sua clínica ou consultório de fisioterapia

Você está pensando em abrir seu próprio negócio em fisioterapia? Esta pode ser uma ótima opção para profissionais da área. Afinal, proporciona maior liberdade de trabalho e a possibilidade de ganhos financeiros mais significativos.

Entretanto, precisamos estar atentos a um detalhe: abrir um consultório significa empreender. Isso quer dizer que você não será apenas um fisioterapeuta, mas também um empresário.

Pode parecer simples à primeira vista, mas empreender gera uma série de desafios e novas demandas. Não basta dominar os conhecimentos e técnicas da Fisioterapia. É necessário lidar com diversos detalhes que não aprendemos na faculdade.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira 6 questões importantes às quais você deve se atentar ao abrir sua clínica ou consultório de fisioterapia começar um negócio!

1. Burocracia

O primeiro ponto a considerar é justamente aquele que costuma assustar muitos profissionais da Fisioterapia e de outras áreas da saúde quando desejam abrir uma clínica ou consultório: a burocracia. Engana-se quem pensa que empreender é apenas criar uma marca e começar os atendimentos.

Será preciso resolver algumas situações burocráticas antes de, finalmente, abrir seu consultório de Fisioterapia e ter sua clínica em pleno funcionamento. As principais burocracias dizem respeito à documentação necessária para fundar uma empresa.

Para resolvê-las, você precisará contratar os serviços de um contador. Ele poderá, por exemplo, lhe fornecer orientações sobre qual é o melhor modelo fiscal para o seu empreendimento. Além disso, o profissional da área será o responsável por organizar as obrigações fiscais da nova empresa e garantir que tudo funcione corretamente do ponto de vista legal.

Oficializar sua clínica ou consultório de fisioterapia também inclui respeitar a legislação municipal. Logo, é importante entrar em contato com a prefeitura da cidade e se informar sobre alvarás de funcionamento e outros documentos indispensáveis.

Não esqueça, claro, de cumprir as obrigações com o Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) e com o Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO). As atividades do fisioterapeuta só podem ser exercidas por profissionais devidamente formados e registrados no órgão competente.

2. Finanças

Depois das questões burocráticas, existe outra demanda muito relevante para quem deseja abrir uma clínica ou consultório de Fisioterapia: a administração financeira. Um dos primeiros cuidados que devem ser tomados é separar o planejamento financeiro pessoal e empresarial.

Considere que sua clínica é uma empresa e que você é funcionário dela. Ou seja, o dinheiro que entra por meio do negócio deve ser usado para manter e ampliar as atividades. O seu salário é apenas uma parte do lucro.

Não ter atenção quanto ao ponto das finanças pode gerar inúmeras dificuldades e até mesmo atrapalhar a sobrevivência do seu consultório ao longo do tempo.  Afinal, um empreendimento envolve custos.

Por exemplo, a compra de equipamentos e materiais, o aluguel do espaço, as obrigações fiscais, as estratégias de marketing, etc. Tudo deve ser considerado. Por isso, é imprescindível ter organização financeira para deixar tudo funcionando.

3. Análise do mercado

Você pode se assustar com esta informação, mas a maioria das empresas abertas no Brasil fecham as portas nos primeiros anos. Nossa intenção, ao compartilhar com você esta realidade, não é fazer com que você e outros fisioterapeutas desistam de abrir seus negócios. Pelo contrário!

Entendemos que é importante conhecer as dificuldades para saber como superá-las. Ou seja, reconhecendo que muitas empresas não conseguem sobreviver, é possível reunir condições para buscar o sucesso do seu consultório de Fisioterapia.

Um dos pontos essenciais para ter êxito nesta empreitada é realizar uma boa análise do mercado. Muitos negócios na área da saúde podem enfrentar desafios pela falta de alguns cuidados essenciais no momento de abertura.

Por exemplo:

  • conhecer a demanda da cidade para escolher a melhor localização;
  • fazer uma pesquisa de público-alvo para definir o nicho de atuação do negócio;
  • mapear a concorrência e desenvolver diferenciais;
  • considerar as características do mercado ao definir a precificação.

4. Marketing

O marketing é outra área de conhecimento indispensável para empreendedores — e que não é abordado nas faculdades de Fisioterapia. Tenha em mente o seguinte: é fundamental oferecer um atendimento de qualidade, mas também é essencial fazer com que as pessoas saibam o que você oferece.

Do contrário, até mesmo fisioterapeutas excepcionais podem enfrentar dificuldades para ampliar o seu número de clientes. Por isso, o marketing é uma das questões centrais para se atentar ao abrir um consultório de Fisioterapia.

Um ponto de muita relevância é entender sobre as estratégias para definir aquelas que são, de fato, úteis para seu negócio. Atualmente, o marketing digital tem sido uma ferramenta imprescindível para muitos empreendedores. Então, considere fazer um site, construir um blog e manter perfis nas redes sociais para a sua clínica.

Pensar em outras técnicas, como a realização de promoções e o fechamento de parcerias, também vale a pena. Caso precise de auxílio, pode ser vantajoso contratar empresas ou profissionais especializados em marketing para impulsionar a divulgação da sua empresa.

5. Relacionamento com clientes

O marketing lhe ajudará a atrair clientes para sua clínica ou consultório de fisioterapia. A partir daí, é hora de pensar: como fidelizá-los e garantir que seus clientes continuem interessados no seu atendimento? Planejar um relacionamento de qualidade com os clientes, portanto, é essencial.

Comece entendendo o que o seu público deseja e precisa. Fazer uma pesquisa de mercado antes de abrir o negócio é muito útil. Além disso, tenha uma relação próxima com os clientes e desenvolva o hábito de escutar suas opiniões, considerando feedbacks, sugestões, críticas, etc.

Tenha em mente que consumidores satisfeitos não voltam apenas a contratar seu serviço. Eles também indicam sua clínica ou seu consultório para familiares e amigos.

Lembre-se também que muitas pessoas deixam comentários na internet. Se as opiniões forem positivas, funcionarão como mais um fator de atração para novos clientes à sua clínica.

6. Estrutura e ambiente

A oferta de uma boa estrutura e um ambiente adequado é mais um detalhe envolvido na satisfação do seu público. Os dois aspectos estão intimamente relacionados à qualidade de atendimento encontrado na clínica ou consultório – e, por isso, você deve considerar essa questão ao abrir seu negócio na Fisioterapia.

Afinal, não é fácil garantir um serviço de qualidade se não há uma estrutura satisfatória — com espaços e materiais adequados para as atividades, certo? Não esqueça que as pessoas desejam ser atendidas em ambientes limpos, confortáveis, além de utilizar recursos novos e bem apresentados.

Em relação à estrutura, vale a pena iniciar a avaliação desde a escolha do endereço da clínica. Alguns cuidados são escolher uma localização de fácil acesso, com opções de estacionamento, etc. Planeje, ainda, um ambiente agradável, confortável e com acessibilidade a clientes cadeirantes, idosos ou com necessidades especiais.

A depender do tamanho da sua empresa, existem também outras demandas que devem ser consideradas em termos de estrutura – como a contratação de profissionais capacitados. Saber compor uma equipe adequada é fundamental para o sucesso do seu consultório.

Acabamos de apresentar 6 questões que merecem atenção na hora de abrir um consultório de Fisioterapia. Agora, avalie seus objetivos e procure se capacitar para oferecer o melhor aos seus clientes!

E, se você pretende trabalhar com a população idosa, confira 7 motivos para aprender a cuidar melhor do público 60+! Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!


Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *