Você está pensando em abrir seu próprio negócio em fisioterapia? Esta pode ser uma ótima opção para profissionais da área. Afinal, proporciona maior liberdade de trabalho e a possibilidade de ganhos financeiros mais significativos.
Entretanto, precisamos estar atentos a um detalhe: abrir um consultório significa empreender. Isso quer dizer que você não será apenas um fisioterapeuta, mas também um empresário.
Pode parecer simples à primeira vista, mas empreender gera uma série de desafios e novas demandas. Não basta dominar os conhecimentos e técnicas da Fisioterapia. É necessário lidar com diversos detalhes que não aprendemos na faculdade.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira 6 questões importantes às quais você deve se atentar ao abrir sua clínica ou consultório de fisioterapia começar um negócio!
1. Burocracia
O primeiro ponto a considerar é justamente aquele que costuma assustar muitos profissionais da Fisioterapia e de outras áreas da saúde quando desejam abrir uma clínica ou consultório: a burocracia. Engana-se quem pensa que empreender é apenas criar uma marca e começar os atendimentos.
Será preciso resolver algumas situações burocráticas antes de, finalmente, abrir seu consultório de Fisioterapia e ter sua clínica em pleno funcionamento. As principais burocracias dizem respeito à documentação necessária para fundar uma empresa.
Para resolvê-las, você precisará contratar os serviços de um contador. Ele poderá, por exemplo, lhe fornecer orientações sobre qual é o melhor modelo fiscal para o seu empreendimento. Além disso, o profissional da área será o responsável por organizar as obrigações fiscais da nova empresa e garantir que tudo funcione corretamente do ponto de vista legal.
Oficializar sua clínica ou consultório de fisioterapia também inclui respeitar a legislação municipal. Logo, é importante entrar em contato com a prefeitura da cidade e se informar sobre alvarás de funcionamento e outros documentos indispensáveis.
Não esqueça, claro, de cumprir as obrigações com o Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) e com o Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO). As atividades do fisioterapeuta só podem ser exercidas por profissionais devidamente formados e registrados no órgão competente.
2. Finanças
Depois das questões burocráticas, existe outra demanda muito relevante para quem deseja abrir uma clínica ou consultório de Fisioterapia: a administração financeira. Um dos primeiros cuidados que devem ser tomados é separar o planejamento financeiro pessoal e empresarial.
Considere que sua clínica é uma empresa e que você é funcionário dela. Ou seja, o dinheiro que entra por meio do negócio deve ser usado para manter e ampliar as atividades. O seu salário é apenas uma parte do lucro.
Não ter atenção quanto ao ponto das finanças pode gerar inúmeras dificuldades e até mesmo atrapalhar a sobrevivência do seu consultório ao longo do tempo. Afinal, um empreendimento envolve custos.
Por exemplo, a compra de equipamentos e materiais, o aluguel do espaço, as obrigações fiscais, as estratégias de marketing, etc. Tudo deve ser considerado. Por isso, é imprescindível ter organização financeira para deixar tudo funcionando.
3. Análise do mercado
Você pode se assustar com esta informação, mas a maioria das empresas abertas no Brasil fecham as portas nos primeiros anos. Nossa intenção, ao compartilhar com você esta realidade, não é fazer com que você e outros fisioterapeutas desistam de abrir seus negócios. Pelo contrário!
Entendemos que é importante conhecer as dificuldades para saber como superá-las. Ou seja, reconhecendo que muitas empresas não conseguem sobreviver, é possível reunir condições para buscar o sucesso do seu consultório de Fisioterapia.
Um dos pontos essenciais para ter êxito nesta empreitada é realizar uma boa análise do mercado. Muitos negócios na área da saúde podem enfrentar desafios pela falta de alguns cuidados essenciais no momento de abertura.
Por exemplo:
- conhecer a demanda da cidade para escolher a melhor localização;
- fazer uma pesquisa de público-alvo para definir o nicho de atuação do negócio;
- mapear a concorrência e desenvolver diferenciais;
- considerar as características do mercado ao definir a precificação.
4. Marketing
O marketing é outra área de conhecimento indispensável para empreendedores — e que não é abordado nas faculdades de Fisioterapia. Tenha em mente o seguinte: é fundamental oferecer um atendimento de qualidade, mas também é essencial fazer com que as pessoas saibam o que você oferece.
Do contrário, até mesmo fisioterapeutas excepcionais podem enfrentar dificuldades para ampliar o seu número de clientes. Por isso, o marketing é uma das questões centrais para se atentar ao abrir um consultório de Fisioterapia.
Um ponto de muita relevância é entender sobre as estratégias para definir aquelas que são, de fato, úteis para seu negócio. Atualmente, o marketing digital tem sido uma ferramenta imprescindível para muitos empreendedores. Então, considere fazer um site, construir um blog e manter perfis nas redes sociais para a sua clínica.
Pensar em outras técnicas, como a realização de promoções e o fechamento de parcerias, também vale a pena. Caso precise de auxílio, pode ser vantajoso contratar empresas ou profissionais especializados em marketing para impulsionar a divulgação da sua empresa.
5. Relacionamento com clientes
O marketing lhe ajudará a atrair clientes para sua clínica ou consultório de fisioterapia. A partir daí, é hora de pensar: como fidelizá-los e garantir que seus clientes continuem interessados no seu atendimento? Planejar um relacionamento de qualidade com os clientes, portanto, é essencial.
Comece entendendo o que o seu público deseja e precisa. Fazer uma pesquisa de mercado antes de abrir o negócio é muito útil. Além disso, tenha uma relação próxima com os clientes e desenvolva o hábito de escutar suas opiniões, considerando feedbacks, sugestões, críticas, etc.
Tenha em mente que consumidores satisfeitos não voltam apenas a contratar seu serviço. Eles também indicam sua clínica ou seu consultório para familiares e amigos.
Lembre-se também que muitas pessoas deixam comentários na internet. Se as opiniões forem positivas, funcionarão como mais um fator de atração para novos clientes à sua clínica.
6. Estrutura e ambiente
A oferta de uma boa estrutura e um ambiente adequado é mais um detalhe envolvido na satisfação do seu público. Os dois aspectos estão intimamente relacionados à qualidade de atendimento encontrado na clínica ou consultório – e, por isso, você deve considerar essa questão ao abrir seu negócio na Fisioterapia.
Afinal, não é fácil garantir um serviço de qualidade se não há uma estrutura satisfatória — com espaços e materiais adequados para as atividades, certo? Não esqueça que as pessoas desejam ser atendidas em ambientes limpos, confortáveis, além de utilizar recursos novos e bem apresentados.
Em relação à estrutura, vale a pena iniciar a avaliação desde a escolha do endereço da clínica. Alguns cuidados são escolher uma localização de fácil acesso, com opções de estacionamento, etc. Planeje, ainda, um ambiente agradável, confortável e com acessibilidade a clientes cadeirantes, idosos ou com necessidades especiais.
A depender do tamanho da sua empresa, existem também outras demandas que devem ser consideradas em termos de estrutura – como a contratação de profissionais capacitados. Saber compor uma equipe adequada é fundamental para o sucesso do seu consultório.
Acabamos de apresentar 6 questões que merecem atenção na hora de abrir um consultório de Fisioterapia. Agora, avalie seus objetivos e procure se capacitar para oferecer o melhor aos seus clientes!
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