Finanças na terceira idade: a importância do planejamento financeiro na velhice

No Brasil, ainda não temos uma forte cultura de educação financeira. Diferente de outros países, as crianças e adolescentes não aprendem muito sobre isso na escola, por exemplo. Assim, muitos jovens, adultos e idosos têm dificuldade para fazer um planejamento financeiro.Ao mesmo tempo, planejar as finanças é uma necessidade em qualquer fase da vida — e ganha ainda mais importância na terceira idade. Afinal, o período é marcado pela aposentadoria, por eventuais aumentos de gastos com saúde etc.Também é fato que os idosos querem aproveitar sua rotina com qualidade, usufruindo dos frutos do seu trabalho, certo? Então, veja a seguir a importância do planejamento financeiro na velhice!

Quais são os desafios das finanças na terceira idade?

Lidar com o dinheiro ao envelhecer pode não ser tão simples, principalmente se você não desenvolveu hábitos financeiros ao longo da vida. Fica mais complicado driblar os desafios que surgem na terceira idade.E quais são eles? Em primeiro lugar, temos a dificuldade que muitos idosos passam em relação à fonte de renda. Em diversos casos a aposentadoria significa diminuição salarial e, consequentemente, necessidade de se adaptar a novas limitações.Além disso, os idosos também precisam ficar atentos ao risco da violência financeira. Ela acontece de diversas formas — por exemplo, com familiares desrespeitando a autonomia do idoso ou mesmo criminosos tentando aplicar golpes.Também é um desafio conseguir viver com qualidade de vida a etapa da terceira idade. Você precisa, por exemplo, ter um bom acompanhamento médico, manter momentos de lazer, estar com familiares e amigos etc. O dinheiro é importante em muitas dessas coisas.

Como montar um planejamento financeiro?

A organização das finanças pessoais na terceira idade pode melhorar bastante a sua rotina, proporcionando que você realize objetivos e sonhos que estão sendo adiados.Então acompanhe algumas dicas sobre o assunto!

Faça um planejamento para aposentadoria

Muitos idosos ainda se mantêm no mercado de trabalho, seja pela necessidade de complementar a aposentadoria ou por desejo de continuar ativo. Em ambos os casos, vale a pena considerar o planejamento financeiro para ter uma renda confortável ao se aposentar.Uma forma de se planejar para isso é montando uma reserva financeira que possa ser usada durante a sua velhice. Alguns produtos específicos também ajudam nisso — como a Previdência Privada.

Conheça seu orçamento

O planejamento financeiro de um idoso não tem relação apenas com a preparação para a aposentadoria. A organização das finanças é útil em todas as fases da vida. E um de seus pontos principais é ter um orçamento.É importante que você saiba o quanto recebe de renda e quais são os seus gastos. Assim, é possível ter mais controle sobre o seu dinheiro — e não deixar que ele detenha o poder sobre as suas escolhas.

Economize

Quando você conhecer o seu orçamento conseguirá ver quais estão sendo os seus gastos principais. Desse modo, também é possível perceber oportunidades para economizar. Com menos dinheiro gastos em coisas que não são importantes, sobra mais para as prioridades.Mas lembre-se de que a sua qualidade de vida é importante. Então, não é saudável cortar todos os gastos considerados supérfluos.Além desses cuidados, procure também evitar dívidas. Muitos empréstimos para idosos têm taxas atrativas, mas eles podem desequilibrar bastante o seu orçamento.Viu como o planejamento financeiro pode ajudar idosos a lidarem com dinheiro? Ter o controle das finanças é algo que beneficia todos em qualquer momento da vida. Logo, vale a pena colocar estas dicas em prática!Quer continuar aprendendo mais sobre finanças? Veja 4 dicas para se proteger da violência patrimonial!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *