Como é a rotina de um fisioterapeuta especialista em gerontologia?

Você sabe o que faz o fisioterapeuta especialista em gerontologia? Voltada para o cuidado com os idosos, a rotina desse profissional busca a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Afinal, se as pessoas vivem por mais tempo, é importante elas terem conforto e bem-estar.Nesse cenário, o fisioterapeuta de gerontologia tem um papel essencial. Quer saber quais são suas funções e sua rotina? Você entenderá melhor neste post.Continue lendo e saiba mais!

Quais são as atribuições de um fisioterapeuta especialista em gerontologia?

O fisioterapeuta especialista em gerontologia busca melhorar a qualidade de vida dos idosos. Para isso, ele realiza diferentes atividades de reabilitação e preservação das capacidades funcionais do indivíduo. Todo esse cuidado sempre considera cada caso individual.Dentro desse escopo, percebe-se que seu trabalho é diferente do exercido pelo fisioterapeuta geriátrico. Isso porque esse segundo profissional se volta para a reabilitação e o gerenciamento das consequências das enfermidades.Enquanto isso, a fisioterapia gerontológica foca a manutenção da qualidade de vida e a prevenção dos problemas. Entre as atribuições principais dessa área estão:
  • atendimento personalizado ao idoso, a fim de considerar suas capacidades, limitações e aspectos de saúde;
  • atuação com foco no reforço, manutenção ou recuperação da independência funcional do paciente;
  • aplicação de técnicas para evitar perdas musculares, ósseas e de amplitude de movimento;
  • consideração de fatores que ultrapassam a parte física. Por exemplo, capacidade cognitiva, saúde mental e relações sociais;
  • avaliação de fisioterapia, para entender a condição atual do paciente e suas necessidades.

Como é a rotina desse profissional?

Agora que você entendeu as atribuições da área, saiba que a fisioterapia em gerontologia tem uma demanda crescente. O motivo é que a população está envelhecendo e cada vez mais pessoas buscam esse serviço.Dessa forma, é necessário estar em constante aprimoramento, o que torna a rotina mais corrida para se atualizar sempre. Portanto, o profissional deve cuidar do gerenciamento do tempo para garantir o melhor atendimento possível para todos os pacientes.A fisioterapia para idosos ainda exige equipamentos específicos e um cuidado extra. Assim, a rotina do fisioterapeuta em gerontologia precisa visar à reabilitação da saúde e promoção da qualidade de vida. Ao ter esse foco, fica mais fácil atender a todas as demandas existentes da parte dos idosos.

Como otimizar a rotina do fisioterapeuta gerontológico?

Você viu que a rotina do fisioterapeuta especialista em gerontologia é corrida e exige atualizações constantes. Então como otimizar o tempo? Algumas dicas podem ajudar:
  • use ferramentas de gestão do tempo, como Trello, Neuronal, Evernote etc.;
  • padronize e automatize os processos, para ter mais produtividade e agilidade nas atividades;
  • organize a agenda dos pacientes para evitar marcações duplas e insatisfações com o atendimento;
  • ofereça uma boa comunicação interna para garantir que todos estejam alinhados;
  • faça cursos especializados. Eles ajudam a se atualizar e a se preparar para oferecer o melhor atendimento possível.
Com essas informações, você aumenta a chance de ser um bom fisioterapeuta especialista em gerontologia. Dessa forma, é possível entender melhor suas atribuições e rotina, otimizar as tarefas do dia a dia e alcançar melhores resultados com os seus pacientes!Gostou de conhecer melhor a rotina do fisioterapeuta especialista em gerontologia? Acesse o site e veja os cursos oferecidos pela Geridades, que também detalham esse assunto!Aproveite e siga os perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *