A maneira de lidar com o dinheiro pode ser diferente em cada fase da vida. Assim, crianças, jovens e idosos apresentam especificidades na forma de pensar sobre as finanças.
Você já refletiu acerca das particularidades financeiras na terceira idade? Podem existir desafios que não foram vivenciados antes. Então, vale a pena saber mais sobre o assunto para se organizar.
Neste post, você conhecerá alguns desafios comuns e acompanhará dicas importantes para superação das principais dificuldades relacionadas às questões financeiras. Confira!
Quais são desafios comuns nas finanças para idosos?
A rotina depois dos 60 anos apresenta mudanças significativas para a vida financeira — como a aposentadoria e possíveis dificuldades para realizar atividades rotineiras. Então, é comum que haja situações adversas a serem superadas nesse momento também em relação ao dinheiro.
Conheça alguns dos principais desafios quando se fala de finanças para idosos:
Limitação da renda
Em muitos casos, a saída do mercado de trabalho representa uma diminuição da renda. Afinal o salário como aposentado nem sempre é o mesmo que se tinha quando se estava na ativa.
Além disso, o orçamento costuma se tornar mais pesado — com gastos significativos na área da saúde, por exemplo. Alguns idosos também se veem na necessidade de auxiliar financeiramente sua família.
Saber lidar com a nova realidade financeira é muito importante para ter qualidade de vida e conseguir realizar seus planos na terceira idade.
Perda de autonomia
Outra questão central nas finanças para idosos é a perda de autonomia. Ela acontece mais frequentemente entre pessoas que vivenciam limitações físicas ou cognitivas causadas pelo avanço da idade ou por condições de saúde.
Não é fácil lidar com a dificuldade para manter tarefas que eram feitas cotidianamente pelos idosos antes dos problemas. Fica ainda mais difícil quando elas envolvem dinheiro, pois o tema é considerado tabu por diversas pessoas.
Violência patrimonial
Infelizmente, existem idosos que sofrem algum tipo de violência financeira — que pode vir de familiares, amigos, pessoas conhecidas ou instituições.
A violência patrimonial acontece quando o idoso é pressionado ou forçado a abrir mão de seu patrimônio ou deixá-lo aos cuidados de outra pessoa – sem ter, efetivamente, poder de decisão.
Outros tipos de violência financeira ocorrem quando os familiares exploram a renda do idoso. Por exemplo, utilizando o nome dele para contrair empréstimos em benefício próprio. Sem dúvida, esse é um dos desafios quando se fala em finanças na terceira idade.
Como superar as dificuldades?
Como você viu, existem diferentes aspectos que podem causar problemas de finanças para idosos. O primeiro cuidado para superar as dificuldades é buscar conhecimento sobre o assunto.
Esteja sempre envolto de informações que dizem respeito à sua vida financeira. Ainda que você conte com a ajuda de um familiar ou profissional, não deixe de entender tudo que acontece na sua renda.
Outra dica é buscar educação financeira para entender mais sobre organização do orçamento e economia. Alguns cuidados simples podem fazer seu dinheiro render mais e possibilitar mais independência.
Lidar bem com as finanças é algo importante para idosos e pessoas em qualquer outra fase da vida. O planejamento financeiro facilita a realização de sonhos e promove qualidade de vida. Por isso, vale a pena ficar atento aos desafios que citamos e seguir nossas dicas para lidar com eles!
E você? Tem alguma dica sobre administração do dinheiro no dia a dia? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião!
Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!