Se você é um fisioterapeuta certamente já se pegou pensando sobre o que é melhor: investir em consultório ou ser contratado? Responder a uma pergunta como esta não é nada fácil. Afinal, ambas as opções trazem benefícios.
Ao mesmo tempo, as duas também apresentam algumas desvantagens. Então, como conseguir decidir? O primeiro passo é pensar sobre os seus interesses, objetivos e possibilidades. Refletir sobre o assunto ajuda a amadurecer as ideias.
Além disso, é preciso conhecer mais sobre os detalhes de cada alternativa. Que tal falarmos um pouco sobre as vantagens e desvantagens de ser contrato e de empreender?
Quais são os benefícios de ser contratado?
Depois de se formar, existe uma preocupação maior em ganhar experiência e aumentar a cartela de clientes de maneira mais rápida. Fazer isso sozinho pode ser mais difícil. Logo, contar com a demanda de uma clínica pode ser interessante.
Outro ponto que favorece a contratação para profissionais recém-formados é o fato de não ser necessário realizar altos investimentos. Afinal, sabemos que alguns equipamentos e recursos da fisioterapia podem custar caro.
Assim, quem procura um emprego como contratado pode se ver livre desses custos, já que utilizará as estruturas de uma clínica, consultório ou hospital de terceiros.
A flexibilidade é outro benefício de quem é contratado. Existe uma autonomia maior para mudar de emprego e buscar condições mais interessantes para sua rotina.
Apesar dos benefícios, é importante reconhecer as desvantagens da contratação. Uma delas é a limitação nos resultados financeiros. Afinal, é preciso dividir seu lucro com o proprietário da clínica.
Em alguns contextos, as relações trabalhistas também podem ser um ponto negativo. Por exemplo, a vivência de conflitos com colegas, dificuldades com as expectativas de um chefe, insatisfação com a carga horária, etc.
Vale a pena empreender?
Agora, você pode se perguntar: e o empreendedorismo, é uma boa alternativa? Assim como a outra opção, ele apresenta pontos positivos e negativos. Cabe a cada fisioterapeuta pesar os dois e decidir o que lhe parece melhor.
Investir em um consultório oferece liberdade para formatar o seu negócio da maneira como quiser. Assim, você pode focar no nicho que mais gosta – como a fisioterapia gerontológica, escolher o local da clínica, praticar os preços que julgar adequados, etc.
A liberdade para organizar a própria rotina é outra vantagem de quem empreende na área de Fisioterapia. E não precisar se submeter a condições ruins de trabalho é mais um ponto positivo.
Além disso, os resultados financeiros podem ser bem maiores para quem empreende. Entretanto, não deixe de considerar os desafios do empreendedorismo. Um deles é a necessidade de investir dinheiro.
Quando comparamos entre investir em consultório ou ser contratado existe, ainda, outra desvantagem. Quem escolhe empreender precisa desenvolver conhecimentos e habilidades específicas — sobre administração, finanças empresariais, etc. Por isso, é importante avaliar as alternativas com cautela.
Como escolher entre investir em consultório ou ser contratado?
Você acabou de ver que as duas opções apresentam possibilidades e limitações, certo? Então, como decidir entre elas?
Para tomar uma decisão mais firme, aconselhamos que o fisioterapeuta realize um exercício de autoconhecimento. Procure identificar o que você gostaria de fazer e quais são as condições que tem no momento.
Em alguns casos, empreender é um desejo, mas não há ainda dinheiro ou conhecimentos suficientes sobre o tema. Logo, vale a pena traçar estratégias para se preparar e poder realizar seu objetivo no futuro.
Independentemente de investir em consultório ou ser contratado, é importante que cada profissional planeje a própria carreira. Seja ativo ao avaliar as possibilidades e decidir aquela que parece a mais vantajosa para o seu caso.
E você, gostou das informações que compartilhamos neste post? Deixe um comentário com a sua opinião! Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!