Entenda os impactos da religiosidade e espiritualidade na qualidade de vida de idosos

A velhice é considerada a última fase da vida, fazendo com que as pessoas se questionem mais sobre seus medos e o que virá depois. Nesse sentido, a religiosidade e a espiritualidade podem contribuir para maior serenidade e, consequentemente, qualidade de vida.Isso porque a aplicação desses conceitos pelos indivíduos da terceira idade pode ajudar a vencer seus temores e a melhorar a aceitação dos momentos difíceis. Dessa forma, pode tornar o dia a dia mais tranquilo e trazer benefícios tanto para a saúde física quanto mental.Quer saber como isso é possível? Neste post, você descobrirá como religiosidade e espiritualidade impactam a vida dos idosos. Acompanhe!

O que é religiosidade e espiritualidade?

Antes de saber quais são os impactos da religiosidade e da espiritualidade na qualidade de vida das pessoas da terceira idade, é interessante entender os conceitos dessas palavras. Veja a seguir:

Religiosidade

A religiosidade é a mensuração do exercício e da manifestação das crenças e práticas religiosas de um indivíduo. Assim, uma pessoa religiosa pode ser aquela que frequenta e participa das atividades da igreja ou templo.Ainda, também pode se referir a quem pratica leituras religiosas, faz preces, acende velas, entre outros hábitos religiosos.

Espiritualidade

Já a espiritualidade não está diretamente relacionada a uma religião. Ela é a busca pessoal do significado e propósito da vida. Sendo assim, também inclui a relação com o semelhante, a arte, o pensamento racional, a natureza e o transcendente.

Quais os impactos da religiosidade e espiritualidade na qualidade de vida dos idosos?

Ao saber mais sobre o que é religiosidade e espiritualidade, é mais simples entender os impactos desses conceitos na qualidade de vida dos idosos. Confira! 

Religiosidade e espiritualidade para saúde mental

Geralmente, as pessoas da terceira idade já passaram por muitos momentos difíceis na vida e perdas importantes. Portanto, a religiosidade e a espiritualidade podem ser formas de lidar com essas questões com maior tranquilidade.Nesse contexto, idosos que aplicam essas concepções em suas vidas podem ter menos variação de humor e menor probabilidade de depressão — condições muito comuns nessa fase da vida.

Religiosidade e espiritualidade para saúde física

A saúde física também é beneficiada pela religiosidade e espiritualidade. Pessoas idosas que praticam os conceitos podem apresentar menor declínio funcional (limitações e mobilidade). Além disso, conforme estudos, ela diminui a morbidade e mortalidade.

Religiosidade e espiritualidade para convívio social

Em relação ao convívio social, a religiosidade e a espiritualidade podem unir as pessoas, contribuindo para o senso de pertencimento. Isso acontece porque os indivíduos tendem a se sentir mais acolhidos em um grupo.No caso dos idosos, essa questão é essencial, já que é comum a sensação de solidão, principalmente por fatores que envolvem o preconceito com essas pessoas.Como você viu, a religiosidade e a espiritualidade atuam de forma benéfica na qualidade de vida das pessoas idosas. Afinal, as diversas dimensões desses conceitos podem melhorar o estado de bem-estar, favorecendo a saúde física e mental.Gostou de saber sobre qualidade de vida na terceira idade? Então conheça a gerontecnologia e como ela também contribui para a qualidade de vida do idoso! Aproveite e siga a Geridades nas redes sociais — estamos no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *