A fisioterapia em gerontologia é uma área com grande visibilidade nos últimos anos. Isso porque a população está mais consciente da importância de ter um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
Dessa maneira, a área gera oportunidades interessantes para os fisioterapeutas dispostos a atuar na promoção do bem-estar dos idosos. Esse é o seu caso? Então continue a leitura!
Neste post, você entenderá como ter sucesso na fisioterapia em gerontologia!
O que é fisioterapia em gerontologia?
A fisioterapia em gerontologia, é a área focada no atendimento à pessoa idosa. Visa o tratamento e prevenção de doenças, ela procura minimizar as consequências das alterações fisiológicas causadas pelo envelhecimento.
Assim, o fisioterapeuta especialista em gerontologia atua na prevenção e na reabilitação do paciente com intuito de promover a independência da pessoa idosa. Para isso, além das abordagens fisioterapêuticas, ele precisa oferecer um atendimento humanizado, contemplando os aspectos sociais e emocionais do paciente.
Como é o mercado de trabalho para o fisioterapeuta especialista em gerontologia?
Entendendo o que é a fisioterapia em gerontologia, é interessante compreender o mercado de trabalho para esse profissional. Considerando a expectativa de vida dos brasileiros, a estimativa é que as pessoas vivam até 72 anos, em média.
Além disso, um estudo indica que em 2100, os idosos representarão 40% da população brasileira. A partir desses dados, é possível perceber a importância de profissionais voltados para a saúde do idoso e entender a demanda de mão de obra necessária para atender essas pessoas.
Logo, o mercado de trabalho para o fisioterapeuta em gerontologia é amplo e com grande potencial de crescimento. Em relação aos ganhos, é preciso considerar que eles variam conforme experiência, região, porte da empresa (se for o caso), especialização profissional e número de pacientes.
Como ter sucesso na fisioterapia em gerontologia?
Agora que você já tem um panorama do mercado de trabalho para a fisioterapia gerontológica, é o momento de descobrir como ter sucesso nessa área.
A seguir, confira os principais aspectos que impulsionam a carreira nesse segmento!
Tenha empatia e paciência
O primeiro passo para ter sucesso na fisioterapia em gerontologia é ter o perfil para lidar com pessoas idosas, o que envolve a empatia e a paciência. Essas duas capacidades são fundamentais para oferecer um atendimento humanizado, o que conquista e mantém os pacientes na sua carteira.
Seja observador
Muitas vezes, as pessoas idosas se esquecem de passar detalhes sobre a sua rotina e hábitos, o que pode influenciar no trabalho do fisioterapeuta. Portanto, é imprescindível ser observador para captar informações que podem ser úteis na abordagem fisioterapêutica.
Ofereça um ambiente acolhedor
Se você trabalha em um consultório próprio, lembre-se de preparar o ambiente para receber os idosos, fazendo adaptações de acessibilidade. Também é fundamental que todos os colaboradores sejam atenciosos e acolhedores com os pacientes.
Busque especialização
A especialização é imprescindível para atuar na fisioterapia em gerontologia. Afinal, é por meio dela que você desenvolverá as suas habilidades para trabalhar com o público idoso e oferecer um atendimento de qualidade. E você pode contar com a Geridades para aperfeiçoar a sua formação!
Neste artigo, você aprendeu mais sobre a fisioterapia em gerontologia e descobriu como ter sucesso nessa área. Agora, basta colocar as dicas em prática para ter uma carreira bem-sucedida nesse segmento tão promissor!
Quer saber como a Geridades pode ajudar na sua especialização profissional? Acesse o site e conheça os cursos disponíveis!
Além disso, aproveite a visita e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!