Fisioterapia e Gerontologia
Fisioterapia em Gerontologia Clínica é um livro atualizado com a nova realidade demográfica, marcada pelo expressivo crescimento da população de idosos, que acentua o constante desafio da promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação e os cuidados paliativos.
O progressivo envelhecimento da população mundial tem sido acompanhado pelo crescente número de profissionais e equipes multidisciplinares envolvidos com o envelhecimento, a autonomia, a saúde e a qualidade de vida dos idosos.
Nesse cenário, a Fisioterapia, como a ciência da saúde que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais, assume um papel de relevo ao atuar na saúde, envelhecimento, funcionalidade e independência da pessoa idosa.
Fisioterapia em Gerontologia Clínica é uma obra de referência a todos os profissionais de saúde que atuam no cuidado ao paciente idoso e está dividida em 2 seções, 31 capítulos, em um total de 456 páginas.
O envelhecimento da população mundial veio acarretar um crescente interesse pelos assuntos ligados ao idoso. Na área de saúde, este interesse, além de crescente, é de capital importância para o profissional que cada vez mais se vê compelido a atuar c om pessoas da terceira idade. A Fisioterapia Geriátrica, que se ainda não constitui-se numa das especialidades reconhecidas pelo COFFITO é, certamente, uma das áreas de concentração mais promissoras em termos de mercado profissional.
Fisiologia e Bioquímica do Exercício é obra inovadora e criativa, na medida em que ensina os fundamentais e necessários conhecimentos de fisiologia e bioquímica a serem aplicados na correta prescrição do exercício físico. Nessa circunstância, a nutrição é associada. A prescrição de exercícios e de dietas depende, assim, de conhecimentos básicos. Na sua ausência, a prescrição fica comprometida. O livro apresenta 3 Partes, 15 Capítulos, em um total de 340 páginas. As Partes são as seguintes: Parte 1 – Fundamentos Biofísicos – são essenciais para a boa compreensão do trabalho mecânico da contração muscular. Há estudo especial dedicado às cadeias de transformação da energia química, encontrada nos alimentos e a sua subsequente formação em proteínas musculares. Parte 2 – Fisiologia e Bioquímica do Corpo Humano – aplicam-se aos sistemas respiratório, circulatório, renal e endócrino. Inclui texto especial sobre a neurociência do exercício e as suas repercussões na saúde mental. Encerra-se com o estudo do tecido adiposo e o seu papel endócrino. Parte 3 – Fisiologia e Bioquímica do Esporte e do Exercício – é a aplicação de seus conhecimentos às alterações que ocorrem durante o esporte e o exercício. São questões pontuais: (1) Nutrição, cineantropometria e avaliação nutricional aplicada ao desempenho físico; (2) Exercício, saúde e doença; (3) Resposta inflamatória e imunológica ao exercício; (4) Fadiga e sua consequência à motricidade humana; (5) Suplementação e recursos ergogênicos nutricionais. Fisiologia e Bioquímica do Exercício apresenta 1 Autor e 31 Colaboradores. É trabalho que, sem sombra de dúvida, tornar-se-á leitura e estudo obrigatórios para todos os profissionais envolvidos com a prescrição de exercício físico e nutrição. Seu público-alvo é formado por Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e estudantes de Graduação e Pós-Graduação de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição.
O crescimento do número de idosos, já previsto nos censos anteriores, requer uma atualização constante de conhecimentos para avaliar esta parcela da população. Esta obra, MANUAL DE AVALIAÇÃO DO IDOSO, oferece ferramentas de avaliação precisas e de simples aplicação, entre as quais se destacam testes de força, flexibilidade, composição corporal, resistência muscular localizada, capacidade aeróbica, frequência alimentar e, sobretudo, a aferição da autonomia funcional, que irá demonstrar se o condicionamento está sendo proveitoso para as atividades da vida diária e para a qualidade de vida. Os autores e colaboradores possuem larga experiência com prescrição de exercícios físicos para idosos e apresentam estudos científicos que fortalecem os achados apontados nesta obra. Sendo assim, o MANUAL DE AVALIAÇÃO DO IDOSO apresenta informações essenciais ao processo de avaliação com tabelas normativas de fácil aplicação e controle, que facilitam a classificação funcional do indivíduo idoso e também permitem a adequada prescrição de intensidade e volume de treinamento. Portanto, esta obra, embasada em evidências científicas, vem contribuir com uma excelente leitura de aprofundamento sobre o envelhecimento, que deve fazer parte da biblioteca dos Profissionais de Educação Física e áreas afins.
Em Setembro de 2005, acadêmicos, cientistas e administradores de Universidades Européias e Latino-americanas, reuniram-se para criar a rede Euramericana de Motricidade Humana REMH, para a realização de pesquisas, ações de extensão universitária e cursos de extensão e pós-graduação. Os profissionais de Educação Física que atuam ou pretendem atuar na área de saúde, e os profissionais de saúde que pretendem entender do impacto da atividade física no organismo humano e suas implicações preventivas e terapêuticas terão, nesta obra, um valioso guia. A excelência dos autores possibilita que o tema seja tratado com a profundidade que merece, porém numa linguagem agradável e leve.
O progressivo envelhecimento da população mundial, fato observado particularmente em nosso país, e a progressiva necessidade da atividade física com fator terapêutico e profilático para o idoso vem acarretando um crescente interesse para o assunto deste livro.
Encarando o exercício como um caminho para a autonomia e a qualidade de vida do adulto maduro, o profissional de saúde sente a necessidade de aprender cada vez mais como se utilizar do treinamento físico para as ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da higidez do idoso.
O desafio de abordar este tema foi feito a dois dos mais vigorosos e prolíficos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, na área de atividade física e gerontologia de nosso país: o da Universidade Castelo Branco (RJ) e o da Universidade Católica de Brasília (DF).
Numa inédita iniciativa, os coordenadores dos dois cursos estabeleceram um roteiro dos temas que deveriam ser abordados para possibilitar abranger completamente o assunto e encarregaram seus docentes, discentes e pesquisadores mais comprometidos e proficientes em cada sub-temática, para que as desenvolvessem.
A Shape, fiel ao seu compromisso de qualidade e cientificidade, coloca nas mãos dos profissionais de saúde em geral e de fisioterapeutas, médicos e profissionais de Educação Física, em especial, este verdadeiro “manual” da atividade física para o idoso.
O livro consegue aliar uma forte fundamentação teórica a um muito específico ensinamento de “como fazer”, tornando-o adequado, tanto para utilização durante a graduação ou a pós-graduação, como para o profissional que enfrenta o desafio do cotidiano do trabalho com o geronte que necessita se exercitar.
A carência de especialistas no setor e a crescente pressão do mercado de trabalho, fazem deste segmento de mercado um dos mais promissores nos próximos anos.